CNPQ contempla projetos para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudante maneja um dos equipamentos da praça Tempo Espaço. Atrás dela outros estudantes ocupam o espaço observando os equipamentos
Medições de distâncias compõem a programação do Museu

A Unicamp terá apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a realização de projetos voltados à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada de 23 a 29 de outubro. Os projetos giram em torno do tema “A Matemática está em Tudo” e estão relacionados à divulgação da ciência, envolvendo a produção de conteúdo de áudio e vídeo pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e Faculdade de Educação (FE), além de visitas guiadas às exposições do Museu Exploratório de Ciências com ênfase aos aspectos matemáticos.

O projeto do Museu intitulado “A Matemática no Tempo e Espaço” vai oferecer atividades para o público em geral e em particular para o público escolar dos municípios de Campinas e Limeira. As visitas no campus de Campinas abrangem a Praça Tempo Espaço, o Pátio Clima Tempo e a exposição Cor da Luz. Em Limeira, no campus da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), há a possibilidade de levar tanto o caminhão de ciência móvel Oficina Desafio, como oficinas para o uso de impressoras 3D.

Segundo a coordenadora Gabriela Celani, na praça Tempo e Espaço serão desenvolvidas medições de distâncias horizontais e verticais com o uso de teodolitos, apresentando métodos trigonométricos. No pátio Clima Tempo serão propostos cálculos para determinação de médias pluviométricas. A Oficina Desafio também deve selecionar atividades mais voltadas ao tema da matemática. O público estimado, sem considerar as visitas espontâneas, é de mil estudantes.

“Uma parte do valor destinado no edital poderá ser investido em transporte para os alunos de escolas que teriam dificuldades financeiras para a locomoção dos estudantes”, complementa Celani. Portanto o Museu deve alugar alguns ônibus e oferecer o transporte gratuito para determinadas escolas que comprovarem a falta do recurso.

mulher interage com painel luminoso da exposição Cor da Luz
Exposição no Museu de Ciências: visita guiada vai enfatizar aspectos matemáticos
Mulher entrevista um rapaz durante transmissão do programa Oxigênio. Eles estão sentados em uma mesa, lado a lado com banners ao fundo
Transmissão ao vivo do Programa Oxigênio durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016

O Projeto Oxigênio, do Labjor também irá receber R$ 20 mil para produzir programas de rádio transmitidos ao vivo durante a semana pela Web Rádio Unicamp. Convidados devem falar em estúdio sobre cinco temas:  Mulheres na matemática, A matemática e as diversas culturas, Algoritmos nas redes, Modelagem matemática e Presença da estatística no cotidiano. As entrevistas serão conduzidas por alunos e ex-alunos do Laboratório. De acordo com a coordenadora Simone Pallone o projeto tem o diferencial de ser voltado para o público adulto. Também serão gravados spots sobre curiosidades do mundo da matemática. Os programas ficarão disponíveis para interessados na divulgação. No ano passado o Projeto Oxigênio também foi contemplado.

Em parceria com o Labjor, o grupo PHALA: Educação, Linguagem e Práticas Culturais, da FE, foi contemplado com a ajuda financeira para produzir vídeos de divulgação de Matemática voltados para o grande público e com o objetivo de promover um olhar para a ciência como produção histórica, social e cultural. De acordo com a coordenadora Jackeline Rodrigues Mendes será produzido um conjunto de cinco vídeos em animação sobre o tema “Práticas de orientação em espaços e tempos”, em que a Matemática será abordada a partir da relação entre linguagem e a mobilização de saberes, em práticas culturais. Os professores participantes da proposta do projeto são integrantes da linha de pesquisa do grupo intitulada “Educação, jogos discursivos, jogos memorialísticos e práticas culturais”.

Imagem de capa
Visitante mulher observa painel da exposição Cor da Luz, do Museu Exploratório de Ciências