Nordeste leva maior número de medalhas da Olimpíada em História do Brasil

Autoria

A região do Nordeste foi a que mais conquistou medalhas na grande final da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada neste final de semana (19 e 20 de agosto), na Unicamp, em Campinas (SP).

Marcado por muita emoção, o evento reuniu mais de 1,2 mil finalistas de todos os estados brasileiros, somando um total de 307 equipes. O Nordeste, que contava com maior número de finalistas, levou um total de 52 medalhas.

Somando as medalhas de ouro, prata e bronze, o Ceará foi o estado com mais medalhistas (26); seguido do Rio Grande do Norte (16); São Paulo (14); Bahia (6) e Pernambuco (4).

Neste ano, a ONHB contou com 48 mil participantes inscritos e divididos em 12 mil equipes (formadas por três alunos e um professor). Desse total, 307 chegaram à final presencial, após disputarem cinco fases com provas online. No sábado, os finalistas realizaram uma prova dissertativa e, no domingo, participaram da cerimônia de premiação com a presença de autoridades, professores e familiares, além de uma apresentação de uma banda de rock.

Ao todo, 75 equipes receberam medalhas de ouro, prata ou bronze de acordo com a pontuação ao longo da competição e da última prova. As demais equipes levaram para casa uma medalha de honra ao mérito.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, esteve presente na cerimônia de premiação, parabenizou os finalistas e relembrou das primeiras edições da Olimpíada, quando ela ainda pertencia ao Museu Exploratório de Ciências. "Fico muito feliz em ver a Olimpíada de História ganhar asas e ter hoje tamanha autonomia, reunindo jovens estudantes do Brasil inteiro. Todos são certamente vencedores por estarem aqui hoje", afirmou.

“Para esta edição, trouxemos uma proposta desafiadora aos participantes, que foi a de pensar o ensino de História neste momento no Brasil em que uma série de questões, como as mudanças da LDB [Leis e Diretrizes e Bases de Educação] e a escola sem partido, criaram uma tensão e uma necessidade por parte dos professores de História de fazer uma discussão sobre a importância desta disciplina em um país democrático e preocupado com a cidadania. Propusemos essa reflexão e o resultado foi excelente”, afirmou a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.

Para os alunos medalhistas, a emoção foi grande. A equipe do Ceará “Depois de 4 anos, nossa última vez” conquistou uma medalha de ouro após a participação em várias edições do evento. “Esta é nossa última vez na ONHB e posso dizer que a experiência foi muito boa. Quero voltar um dia como orientador de equipe ou até mesmo um dia como elaborador da prova”, afirmou o medalhista Felipe de Mello Souza, estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Ao longo desta semana, a ONHB realiza também um Curso de Formação gratuito para 32 professores finalistas com maior pontuação em cada estado, que permanecem em Campinas entre os dias 21 e 25 agosto. O curso tem a participação de docentes da Unicamp e inclui aulas, palestras e visitas técnicas a museus e arquivos.

Como funciona a ONHB
A Olimpíada Nacional em História do Brasil, projeto desenvolvido pelo Departamento de História da universidade, é composta por cinco fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas são respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. O método, totalmente inovador, tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa, busca por informações, textos, imagens e mapas. Dessa forma, a ONHB consolida-se como uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. O projeto tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.

Medalhistas por estado
Bahia: 6 medalhas (2 ouro, 4 bronze)
Ceará: 26 medalhas (6 ouro, 4 prata, 16 bronze)
Minas Gerais: 2 medalhas (1 ouro, 1 prata)