Unicamp terá acesso a cursos da Universidade Caixa

A Unicamp assinou na tarde desta quinta-feira, (17), um acordo de cooperação para a disponibilização de acesso aos cursos online da Universidade Caixa Poder Público (UCPP). O documento foi assinado no Gabinete do Reitor pelo professor Marcelo Knobel e pelo gerente executivo da área de Negócios do banco, Celso Nucci. A UCPP oferece cursos voltados para capacitação de técnicos e gestores dos poderes públicos em nove categorias: habitação, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento pessoal, inovação e melhoria de processos, mobilidade urbana, saneamento, gestão de convênios e contratos, programas sociais e gestão pública. A Unicamp é a primeira universidade pública a assinar o acordo com a Caixa.

A reunião para a assinatura também serviu para a discussão de outros assuntos como a intermediação de recursos para a conclusão ou realização de obras de infraestrutura da Universidade além de novas cooperações nas áreas esportiva e cultural. Participaram os professores Roberto Paes, da Diretoria Executiva de Administração (DEA) e Fernando Hashimoto, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), além do assessor da DEA Eduardo Spinelli e Mônica Rovigati, da Escola de Educação Corporativa (Educorp), que irá gerenciar o projeto.

O reitor Marcelo Knobel falou na reunião sobre a importância da universidade se aproximar da Caixa e buscar alternativas de ampliar a cooperação. O banco designou uma funcionária que passará um dia por semana na Unicamp, como forma de facilitar a comunicação entre as duas instituições.

“A universidade tem condições de se habilitar a buscar recursos e a Caixa faz essa assessoria intermediando repasses de 18 ministérios”, ressaltou o superintende regional do banco, Sérgio Scramin. Além do acesso aos cursos da Universidade Caixa, Scramin afirmou que a instituição deverá oferecer para a Unicamp palestras sobre o sistema previdenciário e questões habitacionais, entre outras. “Somos um banco público assim como a Unicamp é uma instituição pública, portanto temos a necessidade de juntar esforços”, observou. Durante a reunião também foi discutida a possibilidade da Unicamp ofertar cursos para a Universidade Caixa Poder Público.

Imagem mostra grupo que participou da reunião todos em pé com o reitor Marcelo Knobel ao centro
Representantes da Reitoria e da Caixa em reunião no Gabinete do Reitor (GR)

Confira a relação de cursos:

Desenvolvimento Pessoal:

- A arte de falar em público (6 horas);

- Apresentação pessoal e noções de Cerimonial (8 horas);

- Comunicação e linguagem (4 horas);

- Comunicação e Relacionamento Interpessoal (4 horas);

- Matemática Financeira (20 horas);

- Negociação (10 horas);

- Comunicação eficaz (10 horas);

- Prevenção a DORT/LER (2 horas);

* Inovação e Melhoria de processos:

- Inovação (8 horas);

- Noções de gerenciamento de projetos (1 horas);

- Fundamentos do Gerenciamento de Projetos I (8 horas);

- Fundamentos do Gerenciamento de Projetos II (10 horas);

*Gestão de Pessoas e liderança:

- Confiar e Relacionar (1h40minutos);

- Liderança Transformadora (1 hora);

- Feedback – Ferramenta em Desenvolvimento (5 horas);

* Gestão Pública:

- Instrumentos para entender a Gestão Pública (40 horas);

- Cartilha Referencial Concessões e Parcerias Público-Privadas (sem referência de horas);

* Gestão de Convênios e Contratos:

- Ordem bancária de transferências voluntárias – OBVT (1 hora);

* Habitação:

- MCMV – Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) (sem referência de horas);

* Programas Sociais:

- Cadastro Único – CADUN (12 horas);

- Sistema de Benefícios ao Cidadão – Sibec (16 horas);

* Desenvolvimento Sustentável:

- Cartilha Cidades sustentáveis (sem referência de horas);

- Cartilha iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (sem referência de horas).

Imagem de capa
Imagem mostra momento da assinatura do convenio pelo reitor Marcelo Knobel

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola