Campanha convida empresas para patrocinarem vinda de alunos da rede pública ao Museu da Unicamp

Autoria
Museu da Unicamp: atividades voltadas principalmente a crianças

O Museu Exploratório de Ciências (MC) da Unicamp, órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), iniciou o Programa de Parcerias. Trata-se de uma campanha externa para convidar as empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para patrocinarem a vinda de alunos de escolas públicas ao museu da Unicamp.

A iniciativa está sendo tomada com a ideia de trazer mais alunos de escolas públicas, que são o alvo preferencial do museu, e que no entanto têm diminuído muito desde o ano passado, com os efeitos da crise financeira do país. "Os alunos de escolas particulares atualmente são os que mais visitam o museu no campus de Campinas”, contou Gabriela Celani, diretora associada do MC.

Segundo ela, a Prefeitura de Campinas e a Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE) apoiavam financeiramente a vinda à Unicamp. “A Prefeitura, por exemplo, pagava o transporte para cerca de 40 alunos. Hoje não está pagando mais, e os pais nem sempre têm condições de arcar com esse tipo de custo”, lamenta.

As empresas patrocinadoras, revela Gabriela Celani, podem escolher as escolas que deverão apoiar. Com isso, arcarão com os custos de transporte e o pagamento dos mediadores do museu. "Em contrapartida, terão o logotipo de suas empresas 'estampando' o site do museu pelo período de um ano.

Veja as formas de participação das empresas e como elas podem colaborar com os alunos provindos de escolas públicas.

Outra mão dessa campanha envolve a ida de parte dos integrantes do museu às escolas da rede pública interessadas. A proposta é levar palestras e o seu planetário móvel, uma estrutura inflável que pode ser deslocada, e um projetor esférico para exibição de filmes sobre o cosmos. Cada sessão (de 40 minutos) de cinema 360º abriga 30 crianças. Em geral, ocorrem duas sessões durante essa visita.

Evento Astronomia ao Céu Aberto
Astronomia ao Céu Aberto

Ações
O museu da Unicamp tem concentrado esforços e se desdobrado para permitir que os alunos de escolas públicas tenham acesso aos seus projetos, que se desenvolvem numa área dotada de total infraestrutura, e tem feito isso pessoalmente ao buscar todas as soluções possíveis para que a questão financeira não seja um empecilho ao aprendizado de ciências naquele espaço ou nas próprias escolas. No sábado, 12, realizou o evento Astronomia ao Céu Aberto, que envolveu a palestra "Evolução estelar", de Jonathan Quartuccio, sobre a origem e vida das estrelas, além de outras atividades no período noturno e a presença dos food trucks no local.

O MC tem atividades o ano todo, como a Oficina Desafio, a Oficina de Cor e Luz e as exposições Pátio Tempo Clima, Praça Tempo e Espaço, e Cor da Luz – o Código das Cores. Anualmente, tem eventos como os programas Férias no Museu e Ciência e Arte nas Férias, além da Semana Nacional de Museus, a Primavera dos Museus, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o programa Unicamp de Portas Abertas (UPA). O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp foi fundado em 2005 e atua como espaço educativo para a difusão da ciência e tecnologia. Fazem parte da atual direção do MC, além de Gabriela Celani, os professores Pedro Holanda, André Santanchè e Regina Andrade Tirello.

Imagem de capa
Museu da Unicamp: atividades voltadas principalmente a crianças