UPA lança oficialmente portal virtual

Autoria

Portal virtual é lançado na Unicamp: ação colaborativa

A Unicamp realizou na manhã desta segunda-feira (7) o lançamento oficial da UPA Virtual, batizado como e-UPA. O fato foi transmitido ao vivo pela Facebook Unicamp (acesse e reveja). É dedicado a quem busca mais informações para estudar na Universidade. O portal é multimídia e, além de apresentar imagens, textos e vídeos, conta com tradução em Libras (linguagem brasileira de sinais), para maior inclusão dos alunos que pleiteiam uma vaga na Unicamp. Também possui uma galeria de arte e espaço de notícias. Esse portal envolve uma ação colaborativa entre a Coordenadoria Geral da Universidade, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a Secretaria de Comunicação da instituição.

De acordo com a coordenadora geral da Universidade, professora Teresa Dib Zambom Atvars, a sigla desse projeto sempre foi tratada como Unicamp de Portas Abertas (UPA), mas hoje esse projeto não envolve somente a porta física. “Temos agora uma porta virtual para abranger um público cada vez mais amplo. Pois a ideia é multiplicar o número de pessoas atingidas pelas notícias e informações a respeito do Vestibular da Unicamp. Assim, elas poderão tomar a melhor decisão conversando com suas famílias, professores e colegas de classe. Esperamos que venham prestar o Vestibular Unicamp. Serão muito bem-vindos e terão um portal aberto, um canal mais específico, para receber as instruções que necessitam nos diferentes momentos desse processo”, convidou.

A pró-reitora de graduação, professora Eliana Amaral, comentou que o novo portal tem uma interface completa falando a respeito das formas de ingresso no Vestibular, os cursos e a vida no campus. “A forma clássica de ingresso na Unicamp é o seu Vestibular, mas é importante que todos conheçam ainda alguns programas de inclusão que a instituição disponibiliza, como o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), que soma pontos para quem vem da escola pública, e o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis), para os melhores alunos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)", explicou.

Segundo Eliana Amaral, o fato de ter sido lançado o novo portal virtual não significa que não haverá a visita física dos alunos ao campus da Unicamp. Ela está prevista para ocorrer no mês de maio do próximo ano. “A Unicamp está ainda planejando uma visita às escolas da região em 2018. As portas abertas é uma iniciativa bilateral: 'muita gente entra e muita gente consegue sair'", acredita.

O professor Peter Schulz, secretário de Comunicação da Unicamp, ressaltou que o portal é multimídia e dinâmico, porque vai sendo constantemente alimentado. “Essa é a vantagem de uma plataforma como essa em relação a uma visita física, que dura apenas um dia. O público é de fato mais amplo, mas também as informações disponíveis permitem retornar a essa informação e se aprofundar", esclareceu. “Chamo a atenção que, junto às informações sobre os cursos e as formas de ingresso, existem informações no portal como o protagonismo estudantil da Unicamp, que serve de exemplo a outros alunos. Temos uma lista das entidades estudantis de cada faculdade e instituto para serem consultadas. São fantásticos os projetos que os nossos alunos têm desenvolvido”, sublinhou.