Livro ensina matemática da vida real

Autoria
Laércio Luis Vendite, professor do Imecc e autor de "Matemática financeira e a utilização de planilhas eletrônicas"
Laércio Luis Vendite, professor do Imecc: "questões de maneira natural, com uma linguagem que todo mundo vai poder entender”

Reajuste de aluguel, dívidas, imposto de renda. Nossa vida é permeada por questões matemáticas que muitas vezes nem nos atrevemos a tentar compreender. O que é melhor, parcelar a compra ou aceitar o desconto à vista? Devo abastecer o carro com álcool ou gasolina? Quanto exatamente estou pagando de juros no meu financiamento? Dúvidas simples como estas podem ser resolvidas pelo cidadão comum desde que lhe sejam oferecidas as ferramentas necessárias.

É nisso que acredita Laércio Luis Vendite, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp. Com objetivo de disponibilizar tais ferramentas ao público geral, escreveu o livro Matemática financeira e a utilização de planilhas eletrônicas (Ciência Moderna, 301 páginas), que será lançado na sexta-feira (21), às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Campinas.

“Na verdade, o que eu ensino é como pensar esses problemas e colocá-los em planilhas. A matemática envolvida neles é muito simples. Colocado corretamente os dados no software, ele faz as contas em 10 segundos pra você”, explicou Vendite. Segundo ele, muitos dos problemas elaborados para o vestibular da Unicamp passam pelas questões que ele aborda no livro.

Segundo o professor, ele pretende com esse livro desmistificar a matemática e mostrar que ela é acessível e necessária para o cidadão. “O indivíduo tem que ter uma base mínima de entendimento sobre essas coisas para não ser enganado. É uma maneira de se ter mais controle sobre a própria vida, ter poder sobre nossas escolhas e decisões”, afirmou.

Questões como juros zero para financiamento e parcela a deduzir do Imposto de Renda são explicadas no livro de maneira simples e didática. “Buscamos abordar as questões de maneira natural, com uma linguagem que todo mundo vai poder entender”, afirmou Vendite. O livro é fruto de 30 anos de experiência em sala de aula com estudantes e professores, de ensino superior e médio, que muitas vezes chegavam sem entender pontos básicos da matemática do dia-a-dia.

Além da edição em papel o livro, pode ser lido em formato digital e pode ser encontrado nas principais livrarias do país.

Imagem de capa
Matemática acessível e necessária para o cidadão

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”