Começa também a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Humanas

Cerca de 100 alunos iniciaram na segunda, dia 10 de julho, os cursos de curta duração em diversas áreas de humanidades, organizados pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, dentro da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA). A Escola, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é voltada para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e jovens doutores.

Os cursos, todos ministrados em inglês, acontecem até dia 21 de julho e, com foco em metodologia, abrangem temas como Análise Histórica dos Acontecimentos, Projeções Populacionais, Análise Multinível aplicada às Ciências Sociais, Análise Qualitativa e Métodos Mistos, Experimentos em Ciências Sociais, Etnografia Digital, Etnografia em arquivos: entrecruzamento entre Antropologia e História e Redes de Parentesco. A escola também requer apresentações dos estudantes sobre pesquisas que desenvolvem em workshops. Para o público em geral, a novidade é a agenda de palestras com professores convidados: todos os dias, às 18 horas, no Auditório do Instituto de Artes. Veja programação completa no site

A TV Unicamp acompanhou a abertura da ESPCA, que contou com palavras de boas-vindas dos professores Marcelo Knobel, reitor da Unicamp: Ana Almeida, representante da Fapesp; Rachel Meneguello, organizadora geral do evento e Joice Melo Vieira, do departamento de Demografia do IFCH. A conferência magna foi da professora Elizabeth Silva, da Open University (Reino Unido).