Unicamp inicia formatação da sua Gestão Estratégica

A Unicamp promoveu na manhã desta quinta-feira (6) a primeira de uma série de oficinas voltadas à implantação de um modelo de Gestão Estratégica na Universidade. A atividade reuniu cerca de 30 dirigentes e assessores de órgãos e diretorias que compõem a Administração Central, entre eles o reitor Marcelo Knobel e a coordenadora-geral da Universidade, Teresa Atvars. As reuniões de trabalho prosseguirão até agosto. Em setembro, a proposta de Gestão Estratégica será apresentada para validação da Comissão de Planejamento Estratégico Institucional (Copei), instância vinculada ao Conselho Universitário (Consu).

Um dos objetivos o trabalho é estabelecer um alinhamento entre os principais temas e estratégias contidas no Planejamento Estratégico (Planes 2016-2020) da Unicamp e as propostas do programa de gestão da atual Administração da Universidade. A partir da combinação do conteúdo dos dois documentos, ocorrerão os desdobramentos das estratégicas, que culminarão com a formulação de objetivos e projetos. Estes serão acompanhados da definição de indicadores e metas que permitirão, então, atingir a visão de futuro consignada no Planes.

De acordo com o reitor Marcelo Knobel, a implantação da Gestão Estratégica é importante porque permite associar processos e metas a indicadores de avaliação. “Temos que delinear o futuro da Unicamp, mas também estabelecer mecanismos que nos permitam acompanhar e mensurar a eficácia das ações. Isso é fundamental, especialmente em momentos difíceis como o que estamos enfrentando atualmente”, considerou.

A coordenadora-geral da Universidade destacou que esta é a primeira vez que a instituição trabalha com um modelo como este. Tereza Atvars explicou que as futuras reuniões envolverão outros atores, como dirigentes de unidades de ensino e pesquisa e órgãos. “A ideia é que, após aprovados pela Copei, os projetos e propostas da Gestão Estratégica ganhem capilaridade e alcancem toda a comunidade universitária”, adiantou.

A dirigente reforçou que o objetivo do trabalho é adequar as estratégias da gestão às estratégias da Universidade que estão consagradas no Planes. “Ou seja, nós sempre teremos o Planes como elemento norteador das nossas reflexões”. O workshop desta quinta-feira ocorreu nas dependências da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp).

Dirigentes e assessores durante reunião de trabalho
O reitor Marcelo Knobel
A coordenadora-geral da Universidade. Teresa Atvars