Alunos do IC ganham prêmios de melhor dissertação e melhor tese do país em evento da área de computação

Daniel e Allan recebem prêmio de Congresso da SBC
Daniel e Allan recebem prêmio do Congresso da SBC das mãos do presidente Lisandro Grenville

Os pós-graduandos do Instituto de Computação (IC) da Unicamp Daniel Henriques Moreira e Allan Mariano de Souza acabam de ser contemplados com os prêmios de melhor tese e melhor dissertação do XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2017, respectivamente. O trabalho de Daniel é sobre "Sensitive-video analysis" e foi orientado pelos professores Anderson Rocha e Siome Goldstein, e o de Allan aborda “Um sistema de transporte inteligente para detecção e controle de congestionamento de veículos utilizado em redes veiculares” e foi orientado pelo professor Leandro Villas.

O prêmio integra o Concurso de Teses e Dissertações (CTD), que seleciona e premia as melhores na área de Computação do Brasil, defendidas e aprovadas no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. O processo decorre da submissão de artigos referentes a teses e dissertações. Os artigos passam por um processo de seleção, com vistas a escolher as seis melhores teses de doutorado e as dez melhores dissertações de mestrado. A Unicamp ficou com os melhores resultados. Os dois artigos vencedores foram apresentados no CTD e publicados nos anais do Congresso da SBC.

Os autores disponibilizaram o conteúdo completo de seus trabalhos para análise detalhada. O Comitê de Programa do CTD não avaliou a tese ou a dissertação em si. A premiação foi conferida com base no artigo submetido, descrevendo e resumindo o trabalho, bem como a qualidade da apresentação durante o Congresso da SBC.

Segundo o diretor do IC, Rodolfo Azevedo, "essas premiações representam um resultado de trabalho do Instituto de Computação. O evento foi extremamente concorrido, com 100 competidores, e ficamos entre os melhores do país. Isso já tem acontecido regularmente, o que mostra que estamos no caminho certo. A qualidade da formação de nossos alunos vem sendo aprimorada a cada ano e, além disso, nossos alunos merecem essas distinções. Têm feito um bom trabalho e já estão seguindo seus passos na direção de uma carreira exitosa", comentou.

Comunidade Interna