Temperaturas baixas essa semana em Campinas, região e Estado de São Paulo

Autoria
Temperaturas baixas em Campinas e região

O mês de julho, de grandes comemorações julinas, vem sempre acompanhado de danças e comidas típicas, além de baixas temperaturas. Essa semana não será diferente. O frio chegou de vez, com temperaturas mínimas entre 8ºC e 9ºC na madrugada e máxima de 20-21ºC. Apesar disso, o tempo em Campinas e região continuará estável, com sol, até o fim da semana.

As temperaturas nessa tarde terão máxima de 19ºC, com ventos fracos, frios, de sudeste. A temperatura nessa madrugada foi de 8ºC, com a sensação térmica de 1,2ºC.

Nas primeiras horas do dia, haverá possibilidade de formação de nevoeiros. A umidade relativa do ar mínima estará em torno de 35%, com tendência a declínio. O índice de radiação ultravioleta máximo será de 05, considerado de fraco a moderado. Na quinta-feira (6) e no sábado, as máximas chegam a 22ºC à tarde, os dias mais quentes da semana.

De acordo com a pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp Priscila Coltri, a frente fria desta semana veio do sul do país, trazendo uma massa de ar frio: sem nuvens, com mínimas baixas e sem chuvas. Há apenas 5% de chance de ocorrerem chuvas nos próximos dias. “Na semana que vem, as mínimas oscilam entre 10ºC e 11ºC, temperaturas normais para essa época”, contou a pesquisadora. "O inverno é a estação mais fria do ano, se caracteriza por dias curtos e, por essa razão, escurece mais cedo."

Estado de São Paulo
No Estado de São Paulo, predomina o sol, à exceção da faixa leste, que terá nebulosidade mais elevada, com possibilidade de chuviscos no litoral. O tempo continuará estável, sem expectativa de chuvas generalizadas durante esta semana. Apenas o litoral continuará com maior nebulosidade.

As temperaturas prosseguem baixas, podendo ter geadas nas áreas serranas, acima dos 800 metros, com tendência a uma discreta elevação. A umidade relativa do ar estará em declínio, podendo ficar abaixo dos 30% de mínima, a exceção do leste e litoral, a partir desta quarta-feira. Existe a formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia no centro-leste do Estado, com índice de radiação ultravioleta máximo também de 05.

A previsão do tempo baseia-se em dados de satélite e em estações locais, que medem vários parâmetros de temperatura e que indicam o que deve acontecer nos próximos dias.

Imagem da Unicamp essa semana
Imagem de capa
Temperaturas baixas em Campinas e região

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”