Morrem o nefrologista José Francisco Figueiredo e a linguista Lucy Seki

Fotos
Edição de imagem

Faleceu na madrugada de segunda-feira, dia 26, o nefrologista e professor aposentado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp José Francisco Figueiredo. Também faleceu na  sexta passada, dia 23, a linguista Lucy Seki, que era professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e se dedicava à linguagem indígena.

José Francisco Figueiredo

José Francisco Figueiredo
José Francisco Figueiredo

Faleceu na madrugada de segunda-feira, dia 26, o nefrologista e professor aposentado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp José Francisco Figueiredo. O professor Figueiredo foi graduado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-1969) e foi professor auxiliar da Disciplina de Nefrologia da EPM (Unifesp-1973-1976), com doutorado em Nefrologia pela Escola Paulista de Medicina (1976), seguido de pós-doutorado na Cornell University Medical College - NY (1976-1979). Foi professor adjunto da EPM (1980-1986).

Ele ingressou na Unicamp em 1986, onde ocupou o cargo de professor titular em Nefrologia desde 1998. Foi assessor e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), assessor e pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Associado da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Figueiredo tinha experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia de Órgãos e Sistemas, Função, Conservação e Transplante Renal. Mesmo aposentado, atuava desde 2004 como professor voluntário colaborador junto ao Departamento de Cirurgia da FCM e também desenvolvia pesquisas no Laboratório de Nefrologia Experimental da FCM. Em 2017, foi homenageado durante a X Semana de Pesquisa da FCM pela sua atuação frente à Comissão de Pesquisa da faculdade no período de 1984 a 1988.

A professora do IEL Lucy Seki
A professora do IEL Lucy Seki

Lucy Seki
Faleceu na última sexta-feira (23) em Campinas a professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp Lucy Seki, aos 78 anos. Ela era titular da área de Linguística Antropológica e, por décadas, foi uma "embaixadora" em línguas indígenas sul-americanas, autora da conceituada gramática da língua Kamaiurá. Era reputada como a maior especialista brasileira nas línguas Krenak e Kamaiurá. Mais recentemente, Lucy lançou o livro O Que Habitava a Boca de Nossos Ancestrais, uma coletânea bilíngue (Língua Portuguesa e Kamaiurá) de narrativas míticas dos índios Kamaiurá. Ultimamente, tendo se aposentado, manteve vínculo de professora colaboradora voluntária do Departamento de Linguística da Unicamp.

A docente graduou-se em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e obteve seu mestrado (1969) e doutorado (1973) em Linguística pela Universidade Patrice Lumumba, em Moscou. Fez estudos de pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin (EUA). Desde 1977, lecionava na Unicamp. Em 2010, foi eleita membro honorário da Linguistic Society of America (LSA), em reconhecimento a suas substanciais contribuições à Linguística.

Atuou no projeto "Formação de professores indígenas do Parque Xingu", desde o início de sua implantação, tendo também assessorado o projeto Formação de Professores Indígenas de Rondônia. A partir de 2000, prestou assessoria ao projeto “Formação de professores indígenas Kayapó, Panará e Tapayuna Goronã". Foi autora e coordenadora do projeto integrado (CNPq) "História e conhecimento linguístico dos povos indígenas do Parque Xingu, com a participação de pesquisadores e estudantes de diferentes instituições brasileiras. Criou a revista LIAMES (Línguas Indígenas Americanas), a única totalmente dedicada a essas línguas. Leia mais. Assista ao vídeo abaixo. 

Acompanhe texto publicado no Jornal da Unicamp em 2006 abordando o trabalho de preservação linguística indígena, no qual Lucy Seki era citada ao lado dos professores do IEL Wilmar Rocha D'Angelis e Angel Corbera Mori. 

Na Vanguarda da Preservação do Patrimônio Linguístico Indígena

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”