Unicamp anuncia mudanças no calendário da UPA

Autoria

Com o objetivo de permitir que os estudantes do ensino médio tenham mais tempo para amadurecer a decisão sobre o curso que pretendem fazer, a organização da UPA - Unicamp de Portas Abertas - decidiu alterar a data de realização do evento e transferi-lo para o primeiro semestre, em vez de realizá-lo no segundo semestre de cada ano. Desta maneira, a UPA ocorrerá em 2018, em data a ser definida e amplamente divulgada. A ideia é que a realização do evento no primeiro semestre fique mais alinhada com a data de inscrições para o Vestibular Unicamp, que ocorre no segundo semestre letivo.

A UPA é um dos eventos mais tradicionais e aguardados da Unicamp. Em 2016, na 13ª edição do evento, 40 mil estudantes visitaram a Universidade. O evento é realizado anualmente pela Unicamp e reúne estudantes de várias partes do Brasil.

Para a pró-reitora de graduação da Unicamp, Eliana Amaral, fazer a UPA no primeiro semestre letivo será mais vantajoso para os estudantes. "Eles visitarão a Unicamp com bastante antecedência, podendo dialogar com os professores, colegas e família antes de se decidir, já que a inscrição no Vestibular Unicamp ocorre no segundo semestre. Da forma como vinha sendo feito, havia poucos dias entre a visita e o término da inscrição para tomar esta importante decisão. Assim, eles terão muito mais tempo para dirimir suas dúvidas e fazer uma escolha mais bem informada e refletida", afirmou Eliana.

Outras ações
A coordenadora geral da universidade, Teresa Atvars, informou que para suprir a transferência da UPA para o próximo ano, estão programadas outras ações. "Este ano, como não teremos o evento, vamos promover outras ações, como a criação de um portal com informações sobre os cursos e um evento com professores do ensino médio no início de agosto, organizado pela Comvest, que é uma oportunidade para que coordenadores e professores levem diversas informações sobre as provas do vestibular aos seus alunos", disse Teresa.

O evento programado para agosto será o Encontro com Professores do Ensino Médio, que vai reunir 480 professores para participarem de oficinas sobre as diferentes provas do Vestibular Unicamp. As inscrições estão abertas e se encerram no dia 27 de junho, na página eletrônica da Comvest. O Encontro será realizado no dia 5 de agosto, no campus de Campinas.

Sobre o projeto do portal, que deve estar concluído em agosto, a ideia, conforme explicou a pró-reitora de graduação, Eliana Amaral, é ser uma "UPA eletrônica" (eUPA),  voltada aos potenciais candidatos ao vestibular. "O portal contará com informações sobre perfil da Unicamp e dos estudantes que espera ter em seus cursos: competentes e inovadores, líderes em sua geração, capazes de atuar em ambientes diversificados, comprometidos com a sociedade onde estão inseridos. Também vamos salientar as facilidades e vantagens de estudar na Unicamp e oferecer entrevistas com coordenadores e ex-estudantes sobre os cursos e o mercado de trabalho de seus profissionais. Haverá, ainda, uma seção Fale Conosco", explicou Eliana Amaral.

Alinhar a data de realização da UPA com o calendário do Vestibular Unicamp é, na opinião de José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comissão para os Vestibulares (Comvest), um ganho. "Se um dos objetivos do evento é apresentar a Unicamp para potenciais estudantes, realizá-la no primeiro semestre é fundamental. Os visitantes poderão refletir e se inscrever para o vestibular do próprio ano da UPA, pois no calendário atual, considero que seria um desperdício de energias e recursos, já que os estudantes poderiam se encantar pela Unicamp, mas não haveria tempo hábil para concorrer no vestibular do mesmo ano", salientou José Alves.

Eliana Amaral, Teresa Atvars e José Alves

Novidades
Além da UPA presencial, que passará a ser denominada "UPA no campus", será criada a "UPA na escola", que vai oferecer mais oportunidades de visita às escolas de ensino médio para falar diretamente com estudantes e professores.

Apesar de mudar para outra época do ano, a UPA deverá manter suas características gerais, de acordo com a pró-reitora Eliana Amaral. No entanto, as equipes de organização do evento trabalham com a ideia de trazer novidades. "Algumas novidades estão sendo pensadas com muito cuidado pela equipe criativa e de suporte da UPA. Queremos que os estudantes que se identifiquem com o perfil da Unicamp saibam que são bem-vindos e que a Unicamp vai intensificar seus esforços para chegar até eles, onde estiverem, e oferecer-lhes a oportunidade de estarem aqui conosco para sua formação", concluiu Eliana.

Imagem de capa
Cenário da UPA. Evento fica para 2018