Liga das Atléticas é destaque em competições universitárias

Equipes da Unicamp obtiveram ótimos resultados nos esportes

A Liga das Atléticas da Unicamp (LAU), formada pelas 32 atléticas da Universidade, conseguiu se destacar em várias competições desportivas ao longo do ano, trazendo medalhas, troféus, prêmios e prestígio para a instituição. Nos Jogos Universitários do Estado de São Paulo da Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe), a LAU foi ouro no atletismo (nos 100 metros rasos) na primeira etapa da Série Ouro, com o atleta Marcos Souza (da Faculdade de Educação Física (FEF); no tênis de mesa Heitor Ferri (atleta da Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM) ficou com o bronze no individual masculino da Série Ouro, com ouro por equipes no feminino Série Prata e bronze por equipes no masculino Série Prata. No xadrez da LAU, foi ouro e prata por equipes na Série Diamante, e bronze na Série Ouro.

Na Liga do Desporto Universitário - CBDU (Confederação Brasileira de Desporto Universitário), a Unicamp foi bronze no masculino individual de karatê com o atleta da FEM Bruno Assis. Também obtiveram boa performance no Kung FU Andrews S. Santos (IE), que foi ouro no Taijijian Combinados Masculino; Tomás Freitas (IEL), que foi prata no Taijijian Combinados Masculino; e Ana C. Carvalho (IB), que foi ouro no Taijijian Combinados Feminino. No Campeonato Brasileiro de Karatê, Bruno Assis (FEM) também obteve ouro na categoria regional universitário masculino.

Veja, a seguir, outros eventos que a LAU também se sobressaiu:

- Liga de Handebol Universitário do Interior - prata - seleção feminina
- Liga de Voleibol da Amizade - bronze - seleção masculina e seleção feminina - 4 vitórias, vice-líder na classificação geral
- Torneio de Voleibol de Praia - ouro - masculino
- Quadrangular Universitário de Polo Aquático - prata - seleção masculina
- Quadrangular de Voleibol de Cosmópolis - ouro - seleção masculina

A LAU organiza os dois maiores campeonatos esportivos da Unicamp (as Olimpíadas e as Calouríadas) e promove eventos para as atléticas, além de preparar as seleções da Unicamp.

Equipe de xadrez do Imecc
Seleções Unicamp de Xadrez na Fupe, séries diamente e ouro

Imecc
Três equipes da Unicamp, formadas por integrantes de graduação e de pós do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), conseguiram ótimas colocações no Campeonato Paulista Universitário de Xadrez 2017 por equipes, organizado pela Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe). Elas se classificaram em 1º e 2º lugares na categoria Série Diamante (divisão principal da Fupe) e 3º lugar na Série Ouro. As equipes foram compostas apenas por jogadores participantes do grupo de xadrez do Imecc, que têm encontros semanais às quartas-feiras das 18 às 20 horas, na sala 321. Além do oferecimento de aulas gratuitas de xadrez básico e intermediário, o grupo também realiza torneios bimestrais de xadrez no saguão do Imecc. Os treinos são abertos a todos os alunos interessados.

Seleção Unicamp feminina de handebol
Seleção Unicamp masculina de basquete: amistoso contra a Hípica de Campinas
Seleção Unicamp feminina de voleibol
Ferri (quarto da esq. p/ dir.) é bronze no tênis de mesa