Cientistas peruanos que atuam no Brasil se reúnem na Unicamp

A Unicamp sedia nos dias 12 e 13 de junho a VI Reunião da Comunidade Científica Peruana no Brasil (CCP-BR). Realizado na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), o encontro é organizado pelos membros da comunidade em conjunto com o Consulado Geral do Peru em São Paulo, e tem como objetivo fortalecer vínculos entre os pesquisadores peruanos residentes no Brasil. Participam do encontro aproximadamente 60 professores e pós-graduandos de diversas áreas da Unicamp, USP, Unesp, UFABC e de universidades de outros estados.

Participantes da Reunião da Comunidade Científica Peruana no Brasil

Segundo o professor Hugo Enrique Hernandez Figueroa, do Departamento de Comunicações da FEEC e representante da CCP-BR, cerca de três mil cientistas e pesquisadores peruanos atuam no sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação, sendo que a maioria se estabeleceu no Brasil por conta própria. “Nossa ideia é aproximar essa comunidade com os cientistas que trabalham no Peru, através de projetos e atividades de forma mais organizada”, afirma o professor Hugo Figueroa, organizador do encontro. Outra intenção da CCP-BR é facilitar o trabalho de professores brasileiros que queriam desenvolver projetos em parceria com instituições do Peru.

Presente no encontro, o cônsul-geral da República do Peru em São Paulo, Jorge Arturo Jarama Alván, avalia que a experiência dos pesquisadores residentes no Brasil pode colaborar com o desenvolvimento da ciência e tecnologia nas universidades de seu país. “Esses cientistas podem providenciar algum tipo de assessoria e apoio para as instituições peruanas, compartilhando os avanços que são desenvolvidos no sistema de pesquisa brasileiro". Além do apoio na realização do encontro, o Consulado Geral do Peru em São Paulo atua com a realização de acordos de cooperação entre cientistas peruanos com instituições como a Fapesp, CNPq e universidades brasileiras.

Hugo Enrique Hernandez Figueroa, professor da FEEC
Jorge Arturo Jarama Alván, cônsul-geral da República do Peru em São Paulo
Participante da mesa sobre a área de saúde da Reunião da Comunidade Científica Peruana no Brasil

Comunidade Interna