Reitor da Unicamp participa de discussão sobre liberdade da ciência

O professor Marcelo Knobel, reitor da Unicamp,  participou nesta semana do Conselho Transnacional de Líderes de Universidades de Hamburgo, com o tema “Formulando valores coletivos”. Durante o encontro discutiu-se a questão de liberdade da ciência em diferentes países. O reitor da Unicamp concedeu a esse respeito uma entrevista ao semanário der Spiegel, reproduzida parcialmente abaixo.

Der Spiegel: O que ameaça a liberdade acadêmica na sua universidade?
MK: A liberdade acadêmica não está ameaçada, mas vivemos em um país com muita violência e desigualdades sociais. No ano passado tivemos na nossa universidade uma greve de dois meses de duração. Estudantes demandavam 37% de vagas a serem preenchidas por afrodescendentes e indígenas. Essa é a participação dessas etnias na população do nosso estado, mas até agora constituem apenas 22% do nosso corpo discente.  Muitas vezes  não tem poder aquisitivo para que os filhos possam visitar boas escolas, o que dificulta o desempenho no vestibular. Nós decidimos, portanto, introduzir o princípio de cotas para esses candidatos e esperamos que a partir  de 2019 a participação deles entre os estudantes atinja 37%.

Texto em alemão sobre o evento em Hamburgo:

Imagem de capa
Reitor Marcelo Knobel

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”