Richard Stallman, fundador do movimento Software Livre, faz palestra na Unicamp

Autoria
Edição de imagem
Stallman em palestra no Centro de Convenções da Unicamp
Stallman em palestra no Centro de Convenções da Unicamp

O compartilhamento do conhecimento e a disponibilização de códigos são alguns dos benefícios propiciados pelo software livre para a comunidade interativa. Esse instrumento hoje em dia permitiu avanços tais que seria impensável que houvesse retrocessos na área: ele pode ser copiado, alterado e distribuído sem restrição. Um dos responsáveis por isso é Richard Matthew Stallman, fundador do Movimento Software Livre e do Projeto GNU e da Free Software Foundation (FSF), e um dos autores da Licença Pública Geral GNU (GNU GPL).

Em visita ao Brasil, Stallman ministrará palestra (em inglês) na Unicamp no próximo dia 31, a convite da professora Islene Calciolari Garcia, dentro do contexto da disciplina de software livre do Instituto de Computação (IC). Ele falará a alunos e a interessados sobre a liberdade como usuário de computadores e telefones celulares às 16 horas na sala CB-06, no Ciclo Básico 1. A entrada é franca.

O GNU em geral é utilizado em conjunto com o sistema operacional kernel Linux por dezenas de milhões de computadores e, segundo a professora Islene, organizadora do evento, Stallman identificou quatro liberdades que as pessoas precisam para ter controle sobre a informática, tema que o especialista também abordará na sua apresentação.

Atualmente, Stallman viaja o mundo para conscientizar sobre o Movimento do Software Livre, as suas fundações éticas e a sua necessidade social e política. No Brasil, ele proferirá outras palestras e seguirá para a Argentina. O especialista já esteve outras duas vezes na Unicamp. Veja a agenda de Stallman no Brasil.  

Ele é ganhador do ACM Grace Hopper Award, uma bolsa da Fundação MacArthur, o Pioneer Award da Electronic Frontier Foundation e o Prêmio Takeda de Melhoramento Econômico/Social, além de ter recebido vários títulos de Doutor Honoris causa e ter sido admitido no Hall da Fama da Internet. Desde a década de 1990, tem se dedicado em parte ao ativismo político, defendendo software livre e lutando contra a patente de softwares e a expansão da lei de copyright, e também tem se dedicado à advocacia.

Leia texto sobre Stallman no Jornal da Unicamp, em 2001.

Cartaz sobre a vinda de Stallman à Unicamp
Cartaz sobre a vinda de Stallman à Unicamp

 

Imagem de capa
Richard Stallman

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”