Youtubers abrem Unimídia na Unicamp

Empoderamento, coletividade, engajamento. São palavras que estão na ponta da língua e na ponta dos dedos que navegam, curtem e comentam em canais dos digital influencers. E não foram poucos os representantes dessa audiência presentes na abertura do Unimídia deste ano, evento organizado por alunos do terceiro ano do curso de Midialogia. O bate-papo com as youtubers Julia Tolezano (a Jout Jout) e Nátaly Neri, na noite de segunda (22), lotou os auditórios do Centro de Convenções da Unicamp.

Nátali Nery é estudante de Ciências Sociais na Unifesp. Criou o canal Afros e Afins, falando sobre moda, costura, etc., e discutindo questões sobre feminismo, racismo e política. Hoje com 23 anos, Nátaly cresceu consumindo Youtube e, por isso, conseguiu perceber que temas que a interessavam não estavam em destaque na web. Negra, feminista e apaixonada por moda, “uniu tudo isso ao planejar o canal”, mas não descarta a importância da mídia tradicional no que tange ao alcance e visibilidade de conteúdos.

Jout Jout é ”milionária” no quesito inscrições de usuários do canal “Prazer, Jout Jout”. Vídeos curtos, improvisados e sem roteiro são a sua marca registrada. O humor com que lida com diversas questões também faz parte da proposta da jornalista fluminense. No evento, ambas falaram sobre como se tornaram influenciadoras digitais, como produzem os vídeos e utilizam os canais para lidar com questões sociais, e como a internet tem auxiliado na divulgação e no ativismo. Conheça o Canal Jout Jout e o Canal Nátali Nery.

Esse evento vai até sexta e é aberto ao público. A programação inclui mostras audiovisuais sobre mulheres, negros e LGBT, debates sobre arte e representações raciais, palestras sobre mídia e direito, empreendedorismo, narrativa transmídia, entre outros, em diversos locais da Unicamp.

De acordo com Juliana Mazza e Lígia Villaron, da comissão organizadora, a proposta neste ano é ampliar os debates com o público de fora da Unicamp, “já que os temas abordados precisam de outras visões e podem render projetos e intercâmbios de conhecimento”. Para mais detalhes, acesse  Unimídia. Veja mais a seguir na matéria produzida pela TV Unicamp.

TV Unicamp - Abertura Unimídia 2017

As youtubers Nátaly e Jout Jout contaram sobre como se tornaram influenciadoras digitais