Aluna do Cotuca participa de programa na Universidade de Yale

Edição de imagem
Maria Fernanda fará um intercâmbio na Universidade de Yale
Maria Fernanda fará um intercâmbio na Universidade de Yale 


Entre os dias 27 de julho e 9 de agosto, a estudante do terceiro ano do curso técnico em enfermagem, Maria Fernanda Pereira, participará do Yale Young Global Scholars Program. Ela ficará hospedada e participará de todas as palestras no próprio campus da Universidade de Yale, em Connecticut, nos Estados Unidos. 

A ideia do programa é oferecer palestras interdisciplinares sobre várias áreas, como política, economia, sustentabilidade, tecnologia, engenharia, entre outras, todas elas com conteúdo para alunos que ainda cursam o ensino médio. O programa, diferente de um curso especializado, não está focado em apenas um assunto, abordando diferentes temas dentro da área escolhida.

No caso da aluna do Cotuca, a área escolhida foi a de ciências biomédicas e biológicas, que aborda diversos temas, entre eles epidemiologia, neurociência, ecologia. Maria conta que se interessou por esse campo por estar ligado à área em que está se formando técnica, a enfermagem, além do sonho de cursar medicina. “Vai enriquecer o meu currículo, e tem bastante coisa da minha área. Falam muita coisa sobre microbiologia, sistema imunológico”, destaca a aluna.

Para ser aprovada, a estudante teve que preencher uma ficha cadastral, responder a perguntas como as influências que moldaram quem ela é e experiências que lhe trouxeram crescimento pessoal. A Universidade também exigiu uma carta de recomendação, que foi redigida pelo professor de biologia do Cotuca Jodir Pereira da Silva.

O professor explica que já tinha feito cartas de recomendação para outros alunos do colégio e que Maria é uma das melhores da turma. “Eu simplesmente relatei situações que foram vividas com ela aqui na escola, e o rendimento dela. Fiz uma descrição do potencial que ela teria a desenvolver lá em Yale."

Os pais de Maria também estão empolgados com oportunidade que a filha vai ter. “É uma oportunidade excelente, pois sempre valorizamos o estudo. Desde que ela nasceu, nós estimulamos o estudo e a leitura. Ela lê muito. Creio que isso ajudou muito na vida acadêmica dela”, explica a mãe. “A Maria teve uma base muito boa e, quando mudamos para Indaiatuba, fiquei sabendo do Cotuca, e quis logo que ela fosse para lá, por ser um colégio muito bom. A base que ela já tinha se solidificou”.
 

Maria Fernanda e os pais, que estimularam os estudos da filha
Maria Fernanda e os pais, que estimularam os estudos da filha

Além dos benefícios para a vida profissional, outro ponto exaltado pela família é o ganho pessoal de Maria. A bagagem cultural e a necessidade de se virar sozinha são questões que a família vê como importantes para o desenvolvimento da filha.

Pioneirismo
Tanto o professor Jodir quanto o diretor geral do Colégio, Alan César Yamamoto, destacam que Maria Fernanda é a primeira aluna do Cotuca a participar do Yale Young Global Scholars Program, mas acreditam que a experiência dela será benéfica para os outros alunos e para o próprio colégio. “Creio que esse tipo de programa pode abrir as portas para outros alunos porque, tendo um caso, os alunos começam a perceber que é possível, e passam a ter essa perspectiva”, ressalta Alan. "A experiência também é benéfica para o colégio. Tendo essas perspectivas altas, acredito que o comportamento desse aluno, dentro do nosso curso, será outro: favorável ao crescimento.”

 

 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa