Animação "História Antes de Uma História" estreia em Campinas

Para o animador Wilson Lazaretti, o processo de criação artística tem sete fases: a inquietação, a busca por um instrumento de trabalho, a aquisição do conhecimento, o desenvolvimento de uma ideia, de uma linguagem, a confecção da obra em si e por último a reflexão sobre o trabalho pronto. Todas essas etapas estão no filme de animação “História Antes de Uma História”, o primeiro longa-metragem de Lazaretti, diretor do Núcleo de Cinema de Animação (NCA) de Campinas e professor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O filme terá uma pré-estreia nesta terça-feira, 16, no Instituto CPFL.

O personagem do filme é Dr K, um velho senhor que gosta muito de caminhar e um dia encontra um lápis e papel pelo caminho. Na companhia de outros três personagens, Dr. K vai aprendendo sobre o universo da animação. Segundo Lazaretti, no Brasil, desde a década de 1950, menos de trinta longas de animação foram lançados. “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, lançado em 2013, ganhou o Annie Awards, considerado o "Oscar da animação" na categoria melhor animação independente, além de concorrer ao Oscar propriamente dito.

O autor do filme durante uma entrevista
Wilson Lazaretti é diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e professor do IA

A trilha do filme de Lazaretti, composta por Paulo Howlands, traz canções interpretadas por Elza Soares (ouça) e Ná Ozetti que também emprestam suas vozes para duas personagens. A Orquestra Sinfonica da Unicamp gravou a música tema do filme, sob a regência de Cinthia Alireti. O filme foi produzido pelo Núcleo de Animação de Campinas e levou 13 anos para ficar pronto. Após a exibição na CPFL haverá um debate com o autor.

Exibição do filme “História antes de uma história”

Instituto CPFL

Terça-feira, 16 de maio as 20 horas (ingressos retirados uma hora antes)

Rua Jorge Figueiredo Correa 1632, Chácara Primavera - Campinas