Inscrições para a Olimpíada Nacional em História do Brasil vão até 2 de maio

Premiação durante Olimpíada Nacional de História na Unicamp

Estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio têm até o dia 2 de maio para se inscrever na 9ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Em 2016, a Olimpíada reuniu 42,7 mil alunos de cidades em todos os Estados brasileiros, com participação expressiva da região Nordeste. Neste ano, a expectativa da organização da ONHB é que o número de inscritos seja ainda maior.

A Olimpíada será composta de cinco fases realizadas de forma on-line pelas equipes, formadas por um professor de História e três alunos. Cada fase dura uma semana. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. Após as fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial, que ocorre na Unicamp, em Campinas-SP, nos dias 19 e 20 de agosto. Na final, as equipes realizam uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

“A ONHB tem uma proposta totalmente inovadora. Além do principal objetivo - que é promover o ensino de História - tem como proposta incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa, da busca por informações, textos, imagens e mapas. A participação também permite o envolvimento com os colegas e com o professor”, explica a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, que é docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

Acompanhe vídeo que divulga a iniciativa e detalha informações sobre o evento

Premiação da ONHB em 2016