Unicamp é campeã de kungfu/wushu em campeonato universitário

Unicamp sagra-se campeã na modalidade Kung fu/Wushu

A Unicamp sagrou-se campeã masculina no Campeonato da Liga do Desporto Universitário (LDU) 2017 em Kung fu/Wushu realizado nos dias 13 e 14 de abril no Instituto Mauá, em São Caetano do Sul. Através da sua Associação Atlética, a Universidade de Campinas participou com três alunos na competição: Andrews S. Santos, que ganhou troféu de ouro, ao lado de Tomás A. Freitas (que foi prata), na categoria de taijijian combinados; já Ana Carvalho foi medalha de ouro na categoria taijiquan (individual).

Ao todo, competiram 500 lutadores de 22 Estados. A modalidade Kungfu-Wushu foi pela primeira vez introduzida neste campeonato. Além de se tornar modalidade permanente no calendário universitário nacional, o Kung fu/Wushu também passou a ser modalidade oficial do programa da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu).

Os atletas das oito categorias que compunham o campeonato concorreram nesta seletiva a quatro vagas no Wushu para a participação brasileira na 29ª Universíade de Verão em Taipei, China (Olimpíada dos Estudantes Universitários com idades entre 17 a 28 anos), que vai ocorrer em agosto deste ano.

Os atletas da Unicamp concorreram com outros 12 atletas de diferentes categorias (changquan, gunshu-daoshu combinados, nanquan-nangun combinados, jianshu-qiangshu combinados e nandao-nangun combinados, masculino e feminino). Apesar do ótimo resultado, não foi possível obter notas suficientes para a classificação da 29ª Universíade de Verão em Taipei. Veja quem representará o Brasil na China.

Andrews Santos, do Instituto de Economia (IE); Tomás Freitas, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL); e Ana Carvalho, do Instituto de Biologia (IB), treinam regularmente no curso de extensão de Taijiquan da Faculdade de Educação Física (FEF) - Codesp sob a liderança do professor colaborador da Unicamp Paulo Sakanaka e da campeã mundial Tania Emi Sakanaka.

Equipe de Taijiquan da Unicamp – Ana, Paulo, Tomás, Andrews e Tania