Curta-metragem "Questão de oportunidade" é produzido por pesquisadora da Unicamp

Jovens dão seus depoimentos no curta-metragem

Estreou no último dia 29 de março o curta-metragem Questão de oportunidade, produzido e roteirizado pela pesquisadora e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (Nepp) Ana Medeiros Fonseca, com direção de Verônica Guedes. O filme tem 18 minutos de duração.

O roteiro surgiu no segundo semestre do ano passado, quando a pesquisadora foi convidada para fazer uma palestra sobre inclusão social no campus da Universidade Federal do Ceará, na cidade de Sobral. Ao terminar minha fala, fui cercada por um grupo de alunos, que fizeram questão de relatar como suas vidas mudaram a partir do surgimento dos programas de inclusão social nas últimas duas décadas, em especial o Bolsa Família.”

Os estudantes informaram Ana Fonseca que todos eles eram os primeiros de suas famílias a estudarem numa universidade. Disseram ainda que só puderam estudar em uma universidade pública graças aos programas de inclusão social, principalmente com a ampliação do ensino público em Sobral, com o campus da UFC e com o Instituto Federal de Educação, além da instituição de cotas, do auxílio-moradia, isenção de taxas no restaurante universitário e o Bolsa Família. [As famílias de todos os jovens foram titulares do Programa Bolsa-Família.]

Ao voltar a Campinas, relata Ana Fonseca, ficou pensando no que aqueles jovens contaram sobre a mudança que ocorreu em suas vidas pessoais e nas suas famílias, após conseguirem uma vaga para cursarem a universidade pública.

Essas questões não saíam da cabeça da pesquisadora. “Como minha vida profissional sempre esteve ligada diretamente aos programas de inclusão social, e em especial ao Bolsa Família, que ajudei a organizar, decidi escrever o roteiro para um curta-metragem que destacasse como os programas de inclusão social mudaram a vida e o paradigma de toda uma geração de jovens filhos de beneficiários desse programas”, revela.

Com um orçamento reduzido, com a ajuda de um grupo de jovens cineastas cearenses e com direção de Verônica Guedes, as gravações ocorreram no início  de 2017, em Sobral e em cidades circunvizinhas. No curta-metragem, cinco jovens deram seus depoimentos sobre as dificuldades do ingresso e permanência na universidade. Foram eles Lucas Alves de Souza, Juliana Maria do Nascimento Mota, Luiz Gomes da Silva Neto, Pedro Igor Frota Viana do Nascimento e Fernanda Maria Martins Souza.

Além desses depoimentos, o filme traz entrevistas com familiares no interior de suas casas, algumas delas no agreste do sertão cearense. As imagens são ricas e a trilha sonora é primorosa. O grupo Rabequeiros de Pernambuco trouxe um tom regional ao curta.

Ana Fonseca é formada em História, tem mestrado em História Social e do Trabalho, e doutorado em História Social - na área de família e relações de gênero. Em 2004, após implantar o Programa Bolsa Família, e suas diretrizes básicas, saiu do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Voltou ao governo em 2011 para desenhar e implantar o Plano Brasil Sem Miséria, à frente do qual ela esteve durante o primeiro ano.

Assista ao filme

Acompanhe o trailler de um dos depoimentos

Depoimentos sobre programas sociais mudam vidas