Primeira edição de curso de educação para crianças é concluída

Num clima de emoção e confraternização, a Unicamp encerrou na tarde desta quinta-feira (30) a primeira edição do curso de especialização, modalidade extensão, intitulado "Educação de Crianças e Pedagogia da Infância", oferecido em parceria pela Faculdade de Educação (FE) e Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic). Durante um ano, 37 professoras do sistema de educação da Universidade participaram de 405 horas de atividades. A cerimônia contou com a participação do reitor José Tadeu Jorge.

Também estiveram presentes ao evento a diretora associada da FE, professora Debora Mazza; a coordenadora da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Maria Aparecida Quina de Souza; a diretora da Dedic, Christianne Caldas Tourinho; a vice-presidente da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP), instância ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Sueli Polidoro; e a coordenadora do curso Educação de Crianças e Pedagogia da Infância, Adriana Momma.

De acordo com o reitor, o curso é resultado do compromisso e trabalho de muitas pessoas. “Esta iniciativa trouxe um ganho efetivo de aprendizado para todas as pessoas envolvidas, seja na condição de alunos; seja na condição de instrutores, seja na condição de apoiadores de maneira indireta”, afirmou. Tadeu Jorge incluiu o curso num conjunto de medidas que foram executadas pela atual gestão da Unicamp, e que segundo elevaram a qualidade dos recursos humanos e do serviço prestado pela Dedic.

O dirigente relacionou entre essas iniciativas a adaptação dos espaços físicos da Dedic e a revisão e qualificação do projeto político e pedagógico da creche e da pré-escola. “Nossa missão, como Universidade, é oferecer ensino superior de excelência. Entretanto, a educação infantil e o ensino fundamental fazem parte do mesmo sistema ao qual estamos ligados. Por isso, temos que nos envolver também com questões relativas às etapas anteriores ao ensino universitário”, ponderou.

Todos os integrantes da mesa diretora da cerimônia destacaram a importância do curso, que já tem proporcionado reflexos importantes para o trabalho diário das professoras que atuam no sistema de educação infantil da Universidade. “Durante o curso, nós obtivemos novos aprendizados, fizemos muitas reflexões e quebramos paradigmas. Essa experiência nos transformou e nos levou para outras dimensões”, declarou Maria Jacira Lopes Macedo, que trabalha como professora na creche.

Segundo a coordenadora do curso, já estão sendo feitas tratativas para o oferecimento de uma segunda edição. O objetivo é estender as atividades de um ano para 18 meses e ampliar o número de vagas para 60. Estas seriam divididas da seguinte maneira: 25 para professoras do Dedic, 25 para professores das redes municipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e 10 para professores da rede particular, que seriam selecionados a partir de critérios socioeconômicos.

“Consideramos importante promover essas mudanças, para dar oportunidade a outros profissionais de participar de um curso de especialização que é comprometido com o desenvolvimento dos alunos, dos instrutores e das instituições às quais eles estão ligados”, disse Adriana Momma.

Alunos, instrutores e apoiadores do curso em foto oficial
Maria Jacira Lopes Macedo, professora na creche
O reitor José Tadeu Jorge