TV UNICAMP Pesquisa em Pauta destaca estudos da Faculdade de Educação Física

A TV Unicamp publica nesta semana mais duas edições do programa Pesquisa em Pauta. Paula Fernandes, professora da Faculdade de Educação Física (FEF), conversou no estúdio com dois alunos que defenderam mestrado neste ano. Hélio Yoshida despertou interesse sobre o tema AVC (Acidente Vascular Cerebral) e esporte desde a graduação, quando fez iniciação científica. Os estudos foram aprofundados na dissertação, quando ele relacionou as lesões com sintomas depressivos e cognição. No programa, o aluno ainda sugere como o profissional de educação física deve atuar com os pacientes. Já a estudante Marina Vidual avaliou e descreveu habilidades psicológicas, como ansiedade, concentração e motivação, de 94 atletas de modalidades coletivas, como futebol, vôlei e futsal. A partir dos dados, ela propõe diagnósticos, intervenções do profissional de educação física e uma posterior avaliação de cada jogador.

 

Ambos os estudos integram o GEPEN, Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, da FEF que reúne pesquisadores que investigam fatores psicológicos e biológicos para beneficiar o rendimento esportivo, as funções cognitivas, a tomada de decisões e o controle emocional.

Pesquisa em Pauta, programa de estúdio de aproximadamente 15 minutos, está na grade desde 2010. Visa à divulgação de dissertações e teses de diversas áreas do conhecimento e multidisciplinares. Professores entrevistam alunos sobre os estudos, com linguagem acessível e voltada ao público interno e externo à universidade. Acesse o canal da TV Unicamp para assistir a outras edições.