Morre Maria Carolina de Azevedo, professora do Instituto de Economia

Autoria
Morre a professora Maria Carolina Azevedo, do IE
A professora do IE, Maria Carolina

A professora do Instituto de Economia (IE) Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza faleceu na tarde do último dia 14 (terça-feira), motivada por uma queda em sua casa. O velório acontece nesta quarta (15) no Cemitério da Saudade, em Campinas, a partir das 14 horas, e o sepultamento será nesta quinta-feira (16), às 12 horas, em São Paulo. Maria Carolina era casada e deixa uma filha.

A docente graduou-se em Ciências Econômicas pela Unicamp em 1973, fez especialização em Consultoria para PMEs (Pequenas e Médias Empresas) na Unicamp em 1974, mestrado em Administração na USP em 1983, doutorado em Ciência Econômica na Unicamp em 1993 e pós-doutorado também na Unicamp em 2001. Atualmente era professora associada do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit) da Unicamp, revisora da Revista Brasileira de Inovação, da Revista Gestão & Regionalidade (ISSN 1808-5792), da Revista Gestão & Produção (da UFSCar), da Revista Economia e Sociedade e da Revista Brasileira de Ciências Ambientais.

A professora desenvolvia trabalhos e pesquisas na área de economia e gestão de empresas; gestão de custos, estratégias empresariais, economia das pequenas empresas; clusters, empreendedorismo e desenvolvimento local. Sua tese de doutorado obteve o prêmio Sebrae de melhor trabalho.

A professora Maria Carolina foi contratada pela Unicamp em 1974, para trabalhar junto ao Centro Técnico-Econômico de Assessoria Empresarial. Participou do grupo de docentes que contribuiu com a institucionalização das atividades de ensino de extensão na década de 1980 e que, na gestão do reitor Paulo Renato Costa, levou à criação da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) em 1989.

Foi coordenadora de extensão do IE e representante do IE no Conselho de Extensão (Conex) a partir de 1994 até a presente data. Criou e foi professora dos cursos de especialização modalidade extensão em Gestão e Estratégia de Empresas e Marketing Organizacional. Orientou um grande número de alunos de graduação nos seus trabalhos de monografia e iniciação científica, somando mais de 90 estudos (79 TCCs e 14 trabalhos de iniciação científica). Na pós-graduação, orientou 25 dissertações e 3 teses de doutorado.

Segundo nota de pesar publicada pela direção do IE, "a comunidade do instituto compartilha a dor deste momento com a família, amigos, docentes e estudantes que tiveram a honra de conviver com a professora Carol". Outra nota de pesar foi emitida pela secretaria de extensão do IE. A nota expressou que, “para todos os que conviveram na secretaria de extensão com a professora Carol, fica a satisfação pelo privilégio de tê-la como amiga e a lembrança de sua conduta responsável, competente e doce”.