Ana Salvagni e Eduardo Lobo lançam ‘Canção do Amor Distante’

Fotos
Edição de imagem
Ana Salvagni e Eduardo Lobo
Capa do disco de Ana Salvagni e Eduardo Lobo

A maestrina e cantora Ana Salvagni venceu a categoria regional do Prêmio da Música Brasileira com o disco “Alma Cabocla”, em 2010. O violonista Eduardo Lobo conquistou o segundo lugar na sétima edição Prêmio Visa Instrumental em 2004. Formados pelo Instituto de Artes da Unicamp, há cinco anos, eles iniciaram um projeto cujo resultado é o CD Canção do Amor Distante. Um dos shows de lançamento do álbum acontece sexta-feira (9 de dezembro), a partir das 20h30, na Cia. Sarau, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. O espetáculo tem participação especial do instrumentista Paulo Freire (na viola), um dos convidados para a gravação do disco distribuído pela Tratore.

 

Quem conhece a voz de Ana e a interpretação de Lobo ao violão pode imaginar o que reserva “Canção do amor distante” aos ouvintes de música de boa qualidade. Em 12 arranjos para violão e voz, eles cantam o amor ausente em diferentes ritmos, gêneros, épocas e culturas, segundo Ana.

Entre as peças que compõem a obra estão Canção I, de Zeca Baleiro e Hilda Hilst, Contrato de Separação, de Dominguinhos e Anastácia, Apaga o Fogo Mané, de Adoniran Barbosa, e Cantiga de Amigo, de Elomar. “Há outras surpresas no disco”, afirma Ana.

Se falar do amor ausente remete a nostalgia, os artistas mostram vários estilos para interpretá-lo. O projeto, segundo os artistas tem origem na vontade de executar canções com maior densidade. 

O CD foi totalmente produzido em Campinas, e contou com a participação especial de diversos músicos, entre eles Matteo Ricciadi (clarinete), Chico Santana (percussão), Paulo Freire (viola), Fernanda Vieira (marimba), Carlinhos Antunes (cuatro venezuelano) e Thibault Delor (contrabaixo).

Ana Salvagni e Eduardo Lobo
Ana Salvagni e Eduardo Lobo

Financiamento coletivo 
O envolvimento do público pode ser fator importante na concretização de um projeto artístico. Ana comenta sobre o resultado bem-sucedido da forma coletiva de financiamento para produção do novo disco. “O financiamento coletivo é uma ótima alternativa. O sucesso depende muito de sua comunicação e interação com o seu público e também de preparar um material que seja atrativo e ao mesmo tempo explique de forma clara e sucinta de que se trata o seu projeto. Então, é trabalhoso, mas muito recompensador, não só pelo lado da arrecadação da verba necessária para a realização do projeto, mas pelo envolvimento maior com as pessoas”. 

Muitos artistas ou mesmo instituições têm apostado nesta forma colaborativa para tirar do papel projetos que, em princípio, parecem financeiramente inviáveis. Não há um valor estipulado ao colaborador, mas sempre há uma recompensa. “Ficamos muito felizes com o resultado”, diz Ana. 

Carreira artística
Ana Salvagni concluiu o curso de Regência pela Unicamp em 1994, mesmo ano em que começou a cantar profissionalmente com o Trio Bem Temperado (José Eduardo Gramani e Patrícia Gatti). Cantora e poetisa, gravou os CDs Ana Salvagni (1999), Avarandado (2005) e Alma Cabocla (2009). A musicista tem dois livros de poesia publicados, Janela Sem Tranca e Fotos do Espelho. 

Ana Salvagni também é regente dos corais Açucena, Avis Rara e Da Quinta, todos de Campinas-SP, e integra o espetáculo Janelas do Tempo, com o grupo Choro da Mata. Participou de importantes programas musicais da TV Cultura de São Paulo e, atualmente, apresenta-se em espetáculos ao lado do violeiro Paulo Freire e também em duo com o violonista Eduardo Lobo.

Aluno de doutorado em música na Unicamp, Eduardo Lobo também tem vários CDs gravados, o primeiro Choro Elétrico (resultante do Prêmio Visa). O segundo e o terceiro com o Quatro a Zero (nova formação para o Choro Elétrico) levam o título Porta Aberta (2008) e Alegria (2010). O álbum Abrideira foi produzido com o grupo de choro Fina Estampa e o último, Ideia de Antes, foi lançado em 2013.  

Serviço

Ana Salvagni & Eduardo Lobo

Show de lançamento do CD Canção do Amor Distante, com participação especial de Paulo Freire

Data e horário: 9 de dezembro (sexta) às 20h30

Local: Cia. Sarau – Rua José Martins, 1899, Vila Santa Izabel, Barão Geraldo – Campinas/SP

Fone: (19) 3289-5265

Valor do ingresso: R$25,00 (antecipado) e R$30,00 (na hora)

Ingressos antecipados: Banca Central (Av. Santa Isabel, 20, no Centro de Barão Geraldo), Nana Livraria e Música (R. Dr. Miguel Penteado, 1068, Jd. Guanabara) e Livraria Iluminações (R. José Paulino, 1474, Centro de Campinas)

Outras informações: Facebook: @cancaodoamordistante

www.anasalvagni.com.br 

CD Canção do Amor Distante - Ana Salvagni & Eduardo Lobo

Distribuição: Tratore (http://www.tratore.com.br/um_cd.php?id=8905)

Itunes: https://itunes.apple.com/us/album/id1168205298

Ouça também no Spotify: https://play.spotify.com/album/5F5TAQ7feymu0dN3ibDDb4?play=true&utm_source=open.spotify.com&utm_medium=open

No youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gMWFFNTNeiA  

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”