Unicamp tem novos representantes na Academia Brasileira de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu mais três professores da Unicamp que serão empossados em 2017. Na área de Ciências da Terra foram eleitos, como membros titulares, os professores Alvaro Penteado Crósta, coordenador-geral da Universidade, e Carlos Roberto Souza Filho. Ambos são vinculados ao Instituto de Geociências (IG). Como membro afiliado foi eleito o docente Daniel Martins-de-Souza, do Instituto de Biologia (IB). A data da cerimônia de posse ainda não foi divulgada.

A ABC comemora o centenário de existência em 2016. É uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e tem como foco o desenvolvimento científico do País e a interação entre os cientistas brasileiros e estrangeiros. A entidade possui, atualmente, cerca de 700 membros.

Na última eleição foram escolhidos mais de 40 cientistas de excelência nas várias áreas do conhecimento. O processo de seleção dos novos membros inicia-se em setembro, com a indicação de candidatos, que pode ser feita apenas por membros titulares da ABC, através do sistema eletrônico de votação ou por carta. Todos os indicados são avaliados por seus pares.

Atuação dos eleitos

Alvaro Penteado Crósta
Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, Vice-Reitor da UNICAMP (2013-2017) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1983. Suas áreas de atuação acadêmica são Sensoriamento Remoto e Exploração Mineral e Geologia Planetária/Crateras Meteoríticas. É líder do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias da UNICAMP. Atuou na Comissão da Área de Geociências da CAPES de 2002 a 2013, tendo sido Coordenador-adjunto no período 2008-2010 e Coordenador de Área no período 2011-2013. É membro do Comitê de Assessoramento de Geociências do CNPq, no periodo 09/2015 a 06/2018 (suplente). Foi eleito Fellow da Society of Economic Geologists em 2010 e, nesse mesmo ano, recebeu o Regional Vice President Lecturership da SEG. É atualmente Editor Associado do Geological Society of America Bulletin e do Brazilian Journal of Geology. Integra o Governing Board Representatives do Programa de Educação Superior da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, Paris). Em 1994 recebeu da UNICAMP o prêmio Zeferino Vaz e em 2010 o Diploma de Mérito do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo. Como orientador, recebeu a Menção Honrosa do Prêmio CAPES da Área de Geociências em 2008 e o Prêmio CAPES da mesma área em 2013.

Carlos Roberto Souza Filho
Professor Titular do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências (IG), atualmente líder do Grupo de Geotecnologias. Pesquisador Nivel 1A do CNPq, é responsável pelos laboratórios de pesquisa em Espectroscopia de Reflectância (LER), Espectroscopia FTIR (LaFTIR) e Processamento de Informações Geo-referenciadas (LAPIG). É pesquisador da NASA nos programas ASTER, Mars-Earth Analogs e HyspIRI. Faz parte ainda do corpo editorial do International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation e Mathematical Geology. É membro titular da Academia Paulista de Ciências.

Daniel Martins-de-Souza
Professor Doutor no Departamento de Bioquímica, do Instituto de Biologia (IB) desenvolve projetos de análise proteômica em tecido cerebral e periféricos provindos de pacientes com distúrbios psiquiátricos. É membro do corpo editorial de 9 periódicos científicos e revisor de projeto de fomento de 6 agências internacionais. Em 2015, lançou como editor permanente séries de livros "Proteomics, Metabolomics, Interactomics and Systems Biology" pela editora Springer (EUA). Publicou 108 artigos científicos (100 já publicados e 7 no prelo), sendo 43 destes como primeiro autor (24 como artigos completos, 8 reviews, 7 editoriais e 4 comentários) e 27 como último autor. Em 58 de seus artigos, Daniel é autor correspondente. Índices H18 (ISI) e H25 (Scholar) com mais de 2200 citações.

Veja a relação dos docentes da Unicamp que já são membros titulares da ABC.

Sentado, Alvaro Crósta concede entrevista
Durante entrevista fala Daniel Martins de Souza
Professor Carlos Roberto durante entrevista
Imagem dos três professores eleitos para a ABC