Portal de Periódicos dá visibilidade a publicações da Unicamp

O Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) da Unicamp está completando um ano no ar com bons motivos para comemorar. Entre dezembro de 2015 e novembro deste ano, a plataforma conseguiu ampliar o acesso às publicações editadas em institutos, faculdades ou órgãos da Universidade de 34 mil para 460 mil. Internautas de mais de 70 países visitaram a página para ler artigos e fazer downloads. Além dos números, o projeto foi contemplado com o terceiro lugar na 6ª edição do Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE, voltado aos servidores da Unicamp.

Gildenir
O idealizador do Portal, Gildenir Santos. Projeto foi premiado em seu primeiro de existência

O projeto idealizado pelo funcionário Gildenir Carolino Santos em seu pós-doutorado na Unicamp foi implantado pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) com o apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). Santos, que hoje é o responsável pela plataforma, conta que são disponibilizados 27 títulos de periódicos de um total de 45 publicações editadas em unidades da Universidade. O sistema adotado para o gerenciamento da página é o Open Journal System (OJS).

Há uma série de critérios que os periódicos precisam cumprir para estarem no portal como publicar artigos originais de caráter científico; possuir abrangência nacional e/ou internacional e publicar no mínimo cinco artigos originais por fascículo. Mas há também um grande auxílio por parte da equipe do PPEC que ajuda os editores em todas as questões de normalização e orientação bibliográfica, além de oferecer capacitação.

Rejane
Regiane Alcântara: bibliotecas assumindo novas competências

Dos 27 periódicos disponíveis sete são indexados em bases de dados internacionais. “A ideia inicial do projeto foi criar uma plataforma que reunisse todos esses periódicos garantindo mais visibilidade às publicações. Mas o que também ocorre é a qualificação dos periódicos uma vez que há uma série de requisitos que eles precisam cumprir”, salienta a coordenadora do SBU, Regiane Alcântara. Um deles é a qualificação pelo sistema Qualis/Capes, nos estratos A e B.

reunião PPEC
A equipe que trabalhou no desenvolvimento do PPEC. Portal oferece consultoria para os editores de periódicos

De acordo com Gildenir a indexação dos periódicos é uma exigência para o recebimento de recursos. Os artigos dos periódicos disponibilizados no portal recebem o Digital  Object  Identifier  (DOI)  para  a  identificação do  documento  na  Web.  O portal é o único do Brasil a possuir um ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada.

Para a coordenadora do SBU, o trabalho desenvolvido no PPEC demonstra que o sistema de bibliotecas tem assumido novas competências, porque o trabalho desenvolvido é com a informação. “Esse apoio nós oferecemos para a Universidade na realização de suas atividades”.

Entre os 27 periódicos disponíveis, no topo do ranking dos mais acessados está a revista Conexões, da Faculdade de Educação Física da Unicamp, hoje com mais de 75 mil acessos e downloads. Segundo a coordenadora associada do SBU, Valéria Martins, antes os periódicos ficavam muito restritos à comunidade a qual estão ligados, mas atualmente os portais estão se tornando também bases de dados e fontes para pesquisas. “Com isso está ocorrendo uma valorização da produção científica nacional uma vez que a única base de dados nacional é o Scielo. Esses portais vem complementar a produção científica, e com acesso aberto”.

Portal PPEC