GGBS traz jornalista Milton Jung em programação de aniversário

“Seja breve, seja breve/ Não percebi porque você se atreve/ A prolongar sua conversa mole." A letra da canção de Noel Rosa é considerada o ‘hino’ da boa comunicação pelo jornalista Milton Jung, palestrante convidado da programação que comemora os dez anos do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp, iniciada em outubro. Jung, que é âncora da Rádio CBN, falou, na quarta-feira, (23), no auditório do GGBS, sobre o tema “Comunicar para liderar”, título de um livro que ele lançou juntamente com a fonoaudióloga e comentarista da Rádio CBN, Leny Kyrillos.

“Boa parte dos problemas que as pessoas enfrentam tem relação com a comunicação”, disse o jornalista logo no início da palestra. A importância de discutir um tema tão relevante também na universidade foi ressaltada pelo chefe do gabinete do reitoria, Paulo Cesar Montagner; e também pelo coordenador-geral do GGBS, Edison Cardoso Lins, que falaram brevemente antes da apresentação de Jung.

Para o jornalista, o bombardeio de informações que todas as pessoas conectadas recebem diariamente lança um desafio para aqueles que desejam se comunicar melhor que é “como ser relevante”. “Cada mensagem que compartilhamos ajuda a construir a opinião pública”, observou Jung. Comunicar-se de maneira eficiente é uma competência que exige dom, treino e uma postura, ou atitude, próprias de quem “domina a informação”. A maneira como a pessoa fala também pode mudar a forma como é compreendida, de acordo com ele.

Para exemplificar como a expressividade do corpo é importante, Milton Jung comentou sobre a eleição presidencial nos Estados Unidos, que elegeu Donald Trump. “O então candidato soube usar muito bem a retórica das redes sociais”, pontuou. Outro exemplo citado foi o Papa Francisco que adaptaria sua postura conforme a plateia. O que o pontífice faz, sobretudo, é escutar seus interlocutores, afirma Jung. “Comunicar exige escuta e proximidade”, disse o jornalista.