67 mil fazem Vestibular 2017

Autoria

Na disputa por uma das 3.330 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp, 67.143 candidatos fizeram neste domingo, 20 de novembro, a primeira fase do Vestibular Unicamp 2017. Este ano, a Unicamp aplicou a prova da primeira fase em 29 municípios no Estado de São Paulo e em Brasília, e registrou uma abstenção de 8,6%, um pouco superior à do ano passado, quando a abstenção geral foi de 8,2%. Dos 73.489 inscritos no Vestibular 2017, 6.346 candidatos não compareceram para fazer o exame. Em Campinas, a abstenção foi de 9,6% e em São Paulo de 8,5%.

A Comvest vai divulgar o gabarito das questões na próxima terça-feira (22/11), em sua página eletrônica. A prova da primeira fase já está disponível para consulta na mesma página, bem como os índices de abstenção por cidade. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 13 de dezembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase.

De acordo com a Comvest a prova transcorreu sem que fosse registrado qualquer incidente ou problema. O coordenador de logística, Gilmar Barreto, chamou a atenção para a estrutura montada para atender candidatos com deficiência ou com alguma doença que impossibilite o comparecimento a uma escola. “Gostaria de dar uma palavra de apoio aos candidatos que fizeram a prova em hospitais e centros de oncologia, que estão internados, pois apesar de toda a dificuldade, eles quiseram fazer a prova da Unicamp e independentemente do resultado, já são vitoriosos”, disse.

A prova da primeira fase foi composta de 90 questões de múltipla escolha. Esse ano, uma novidade foi o aumento das questões interdisciplinares na prova da primeira fase, de quatro para 12. De acordo com o coordenador executivo da Comvest, Edmundo Capelas de Oliveira, a inserção dessas questões deixou a prova ainda mais contextualizada. “Buscamos alunos que saibam correlacionar conteúdos e que entendam que o conhecimento não é estanque. Assim, esse tipo de questão está em sintonia com a filosofia do Vestibular Unicamp”, afirmou.

Segunda fase
A segunda fase será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017. As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas entre 23 e 26 de janeiro de 2017, em Campinas.