Morre o físico da Unicamp
Carlos Manuel Giles Mayolo

16/11/2016 - 15:50

Faleceu na última segunda-feira (14) em Campinas o físico Carlos Manuel Giles Antunez de Mayolo, aos 52 anos. Carlos Giles respondia pela coordenação do Laboratório de Cristalografia Aplicada e Raios-X, do Departamento de Física da Matéria Condensada do IFGW. Ele foi sepultado no Cemitério das Aléias. O docente era casado e tinha duas filhas.

O docente era graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (1987), com mestrado pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado pela Universidade de Paris VII - "Universite Denis Diderot" (1995). Alcançou o pós-doutorado no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF) em Grenoble (1997), França. Participou da equipe inicial que colaborou com a construção de várias linhas de luz do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em Campinas até 2004.

Giles era professor associado do Departamento de Física da Matéria Condensada do IFGW. Sua experiência era na área de Física, com ênfase em óptica de raios-x e cristalografia, atuando principalmente com técnicas avançadas com luz síncrotron, magnetismo, fenômenos ultra-rápidos e aplicações médicas da radiografia por contraste de fase.