Equipe Urubus AeroDesign é vice

Avião Drogon

Trófeu de vice-campeão da SAE Brasil AeroDesign

Taner Luis Rodrigues Junior, capitão da Urubus

A equipe Urubus AeroDesign, formada por estudantes da Unicamp, foi vice-campeã na Classe Regular da 18ª Competição SAE Brasil AeroDesign. Realizada entre os dias 3 e 6 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, o torneio contou com a presença de 83 equipes de 66 instituições de ensino do Brasil, além de representantes da Venezuela e México, divididos nas classes Regular, Advanced e Micro.

Com o objetivo de ampliar o interesse pela engenharia aeronáutica, a Competição SAE Brasil AeroDesign é organizada pela seção brasileira da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE Brasil. As equipes passaram por avaliações do conjunto de seus projetos por uma banca de engenheiros ligados à indústria aeronáutica. Os aprovados nesta fase foram colocados à prova na competição prática. Os aviões protótipos construídos tinham que demonstrar suas capacidades de operação, decolagem e pouso, levando ao limite sua capacidade de carga.

Avião Drogon e troféu conquistado na Competição SAE Brasil AeroDesign. Em destaque a carga de aço.

A equipe dos estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP foi vencedora das categorias Regular e Advanced, enquanto na Classe Micro venceu o time dos estudantes da Universidade Federal de São João Del Rei. Com esse resultado, a equipe da Unicamp conquistou o direito de participar da representação brasileira na SAE AeroDesign East Competition, torneio internacional que ocorrerá de 21 a 23 de abril de 2017, na Flórida, Estados Unidos, junto com os demais vencedores das três classes.

O avião projetado pela equipe Urubus para a Classe Regular foi o Drogon, desenvolvido ao longo de nove meses e que consolida a equipe como uma das melhores do Brasil nos últimos anos. Nesta classe os protótipos devem ser monomotores à combustão com dimensões que caibam no espaço de um cone com base de 2,5 metros de diâmetro e altura de 75 centímetros. A equipe da Unicamp também participou com outro protótipo na Classe Micro, que teve problemas técnicos de última hora e acabou não tendo condições de voo a tempo.

Equipe Urubus trabalhando no avião Drogon durante a competição

Formada por estudantes da Faculdade de Engenharia Mecânica, a Urubus AeroDesign foi fundada em 1999 para participar das competições da SAE Brasil. Atualmente com orientação do professor William Roberto Wolf, do Departamento de Energia da FEM, a equipe da Unicamp conquistou resultados importantes nas ultimas competições que participou no Brasil e no exterior, como o segundo lugar no geral da classe Regular do ano de 2013, o primeiro lugar da classe Regular no ano de 2014 e o segundo lugar da classe Regular na etapa de projetos no ano de 2015.

Os estudantes da Urubus AeroDesign agora estão se dedicando para construir o novo avião para a SAE AeroDesign East Competition, enquanto buscam novos patrocínios e parcerias para viabilizar a participação nessa etapa internacional. Para Taner Luis Rodrigues Junior, capitão da equipe e estudante do quarto ano de engenharia mecânica, o resultado conquistado pela Urubus é fruto do trabalho e da dedicação dos estudantes envolvidos no projeto. “Nossa meta era ficar entre os cinco primeiros colocados, pois é uma competição muito disputada. Sabíamos que tínhamos um avião competitivo, mas não imaginamos conquistar o segundo lugar. Foi uma surpresa e um mérito de nosso esforço”, declara Taner.

Equipe Urubus na oficina na Unicamp com aviões e troféu conquistado em 2016

Saiba mais:

Imagens do voo do avião Drogon na quarta bateria da 18ª edição da SAE Brasil AeroDesign

Estudantes da Unicamp constroem aviões para a Competição SAE Brasil AeroDesign

Site da Urubus AeroDesign