Preac
de cursos EAD

08/11/2016 - 10:36

Professores Meyer, Bacic e a gerente Gláucia

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), está lançando um edital para a seleção de projetos para desenvolvimento e oferecimento de cursos de extensão a distância. Com o apoio da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), o edital prevê recursos de até 20 mil reais para cada projeto selecionado, num total de 200 mil. Os cursos devem ser oferecidos a partir do segundo semestre de 2017 e o prazo para as inscrições vai até 11 de dezembro.

Para concorrer é necessário que o projeto do oferecimento do curso seja de responsabilidade de um docente da universidade, mas as aulas podem ser dadas por alunos e também funcionários. O objetivo do edital é fomentar o ensino a distância na modalidade de extensão. “Nós temos que mostrar a universidade ‘para fora’ contando com o empenho de professores, funcionários e alunos. Nós queremos que todos façam coisas que irradiem para fora da universidade”, disse o diretor executivo da Extecamp Miguel Juan Bacic.

Os recursos do edital poderão ser usados para pagamento de serviços, compra de materiais, oferecimento de bolsas a monitores e até mesmo para a compra de equipamentos que não existam na unidade de oferecimento, obedecendo um limite de 20 % do orçamento do curso. O pró-reitor de Extensão, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, afirmou que a compra de equipamentos deve ser feita com parcimônia para que o uso de recursos seja otimizado.

Segundo Meyer, para a gravação de vídeos por exemplo, há a possibilidade de o responsável recorrer a unidades parceiras da Extecamp como o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), Rádio e TV Unicamp (RTV) ou Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC). Os cursos poderão ser oferecidos em qualquer idioma e também há a possibilidade de contar com os serviços da Central de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Tils) da Universidade.

Além de fomentar o desenvolvimento e o oferecimento de cursos de extensão totalmente a distância o edital tem o objetivo de elaborar um banco de dados de potenciais projetos proponentes a serem submetidos a eventuais chamadas de instituições externas nacionais e internacionais, conforme destacou a gerente de Desenvolvimento de Projetos & Apoio a EAD da Extecamp, Gláucia Lorenzetti.

Pioneirismo

O pró-reitor João Frederico da Costa Azevedo Meyer ressaltou o pioneirismo da Unicamp no oferecimento de cursos de educação a distância. “A Unicamp foi a primeira universidade a oferecer cursos em português na plataforma Coursera e desde então o número de alunos no Brasil saltou de 600 para 900 mil”. No edital que está sendo lançado o responsável poderá escolher qual plataforma irá utilizar. A Coursera, bem como a edX abrigam cursos na modalidade MOOC (Massive Open Online Course).

Na Coursera a Unicamp oferece hoje oito cursos, com 47 mil inscritos e mais de 100 mil visitantes. Na edX os cursos são oferecidos em inglês e são voltados à área de biotecnologia. A Extecamp também disponibiliza o ambiente Moodle para hospedar os cursos. “Queremos aumentar o compromisso da Unicamp com a sociedade em geral e que mais pessoas possam aproveitar o que nós desenvolvemos aqui, envolvendo mais professores nessa construção de conhecimento”, observou Meyer.

Acesse aqui o edital.