IE discute financeirização
e dinâmica do capitalismo

08/11/2016 - 07:25

O organizador Giuliano Contento de Oliveira

O Instituto de Economia (IE) da Unicamp promove na próxima quinta-feira (10), a partir da 9 horas, um seminário internacional para discutir a chamada financeirização no contexto do capitalismo contemporâneo. O evento ocorre no auditório Zeferino Vaz, do IE, com a presença de especialistas nacionais e internacionais na temática. As discussões em torno do tema foram organizadas pelo professor Giuliano Contento de Oliveira, diretor do Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (Ceri) do IE. 

“O seminário está aberto a toda comunidade, tanto da Unicamp, como ao público externo. É um tema bastante relevante. Temos assistido a uma sucessão de crises, especificamente financeiras. O evento será um meio de externalizar todo o conhecimento acumulado ao longo de vários anos de pesquisa, reflexão acadêmica e discussões”, convida o organizador.

Segundo Giuliano de Oliveira compreender o papel que as finanças desempenham sobre as economias mundiais, incluindo a brasileira, é tarefa cada vez mais relevante no contexto atual. O docente explica que, sobretudo a partir dos anos de 1990, vêm ocorrendo uma sucessão de crises financeiras em diferentes regiões do mundo, muitas delas relacionadas à lógica financeirizada de gestão e acumulação da riqueza no capitalismo contemporâneo. 

“A financeirização pode ser compreendida como um padrão sistêmico de riqueza, com diversas características. Uma delas diz respeito à crescente liberdade do movimento de capitais entre diferentes países. Essa liberdade acaba tendo efeitos diversos sobre a economia. Tais impactos vão desde a uma dinâmica de crescimento econômico condicionada à lógica dos ativos financeiros, até situações em que se restringe muito o grau de autonomia na gestão da política econômica de países. Este é o caso, por exemplo, do Brasil, que tem uma moeda fraca internacionalmente.” 

Sessões e convidados
Três sessões compõem a programação do seminário. Pela manhã, serão discutidos os aspectos teóricos e históricos da financeirização. Participam José Carlos Braga e Frederico Mazzucchelli, ambos do IE; e Robert Guttmann, professor na Hofstra University (Nova Iorque), especialista em mercados financeiros internacionais. No período da tarde, serão debatidas duas temáticas especificas: “Inflação e deflação de ativos na macroeconomia financeirizada” e “Instabilidade e crises no capitalismo financeirizado”. Participam o economista Jan Kregel, do Levy Economics Institute; Arturo Huerta, da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAN); além Luciano Coutinho, Luiz Gonzaga Belluzzo, Simone de Deos e Ana Rosa Mendonça, todos do IE. A programação completa do seminário está disponível no endereço.