Projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste
realiza oficina de produção cultural na Unicamp

04/11/2016 - 10:31

Ivanei Salgado, da Unifal

Participantes da Oficina de Práticas e Processos em Produção Cultural

Na segunda quinzena do mês passado, nos dias 19 e 20 de outubro, a Unicamp recebeu a Oficina de Práticas e Processos em Produção Cultural, oferecida pelo Corredor Cultural Forproex Sudeste, um projeto desenvolvido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas da Região Sudeste (Forproex Sudeste). Outras duas edições do mesmo curso foram realizadas, nos dias 24 e 25 de outubro no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), na cidade do Rio de Janeiro, RJ e, nos dias 26 e 27 de outubro, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em São João del-Rei, MG.

Na Unicamp, a oficina foi organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e foi ministrada pelos produtores culturais Ivanei Salgado, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Jaya Batista (realizador de inúmeros projetos artísticos) e Cynthia Margareth (Lume Teatro Unicamp). As oficinas ministradas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais contaram, para sua realização, com a participação do Ivanei Salgado e também do Danilo Negreti (RJ) e do Fabio Cerqueira (MG), ambos da CDC.

O Corredor Cultural prevê a circulação de produções artístico-culturais universitárias, promovendo as trocas e também a formação para a área. Nesta etapa do projeto, estão envolvidas 17 das 35 instituições de ensino superior dos quatro estados da Região: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Cada uma dessas instituições conta, para desenvolvimento do projeto, com ao menos um estudante-bolsista. As oficinas, realizadas em três polos, foram também um momento importante para que os bolsistas envolvidos se encontrassem e se conhecessem, ampliando as possibilidades de interação para além dos canais virtuais. Além disso, servidores técnico-administrativos e docentes também participaram e puderam conhecer mais sobre o projeto.

Na oficina realizada na Unicamp, participaram técnicos e bolsistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal do ABC (UFABC). Da própria Unicamp, além dos bolsistas envolvidos, estiveram presentes técnico-administrativos da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara), do Espaço Cultural Casa do Lago e da própria Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), à qual estão vinculados os órgãos aqui citados.

Mais informações sobre o projeto