HC da Unicamp recebe três

O coordenador geral Alvaro Crósta

Equipamentos da Radiologia

Autoridades visitam área de Radiologia

O Setor de Radiologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu oficialmente nesta sexta-feira (4) três novos equipamentos de raios-X com custo total de cerca de R$ 600 mil. Foram adquiridos através de convênio com o Ministério da Saúde. A solenidade de entrega dos aparelhos aconteceu no auditório do hospital, com a presença de autoridades médicas, profissionais de saúde, docentes e funcionários. O reitor, José Tadeu Jorge, e o coordenador-geral da Universidade, Alvaro Crósta, abriram a cerimônia ao lado do superintendente do hospital, João Batista de Miranda, e do radiologista Sérgio Dertkigil, que representou a direção do Departamento de Radiologia.

O reitor da Unicamp enfatizou em sua fala que, num momento de crise no país como este, conseguir recursos para equipar o hospital é algo desafiador, pois se constitui um gargalo principalmente quando o assunto é infraestrutura física e equipamentos. Tadeu Jorge elogiou o empenho dos dirigentes do HC para a captação de recursos junto a parlamentares. “Essa é uma ação estratégica que vem sendo levada a efeito graças à insistência e persistência de todos vocês. É um trabalho relevante dos nossos gestores, que deve inclusive se materializar no orçamento de 2017. Esse projeto leva em consideração o planejamento estratégico e tem uma importante ação política”, salientou.

O coordenador geral da Universidade manifestou satisfação pela obtenção de recursos junto a parlamentares, "uma iniciativa de relevo para um setor escasso que compete com outras demandas importantes no país". Escolher o HC deve ter sido decorrente, a seu ver, da excelência do atendimento desse hospital. Por outro lado, Crósta lamentou o quadro que ele classificou de "subfinanciamento da saúde" por causa dessa crise recorrente.

Fazer uma série de melhorias conseguindo manter a assistência com um atendimento qualificado é um marco no hospital, enfatizou o superientendente do HC. Em sua opinião, essas conquistas agregam muito ao ensino, à pesquisa, à extensão e à assistência. “Os deputados nos têm atendido de forma exemplar. Sem eles, estaríamos numa situação muito difícil”, afirmou Miranda. Sérgio Dertkigil frisou a importância da aquisição dos novos equipamentos. De acordo com ele, os equipamentos da Radiologia já tinham mais 40 anos de uso. Agora, com esse incremento representam uma renovação no parque de equipamentos. “Alguns exames de raios-X que levavam cerca de cinco minutos para serem realizados agora levam menos cerca de quatro segundos. Com esse ganho de agilidade, eles devem melhorar a qualidade do exame, aumentar a produtividade e aprimorar a resolução das imagens, sem falar no conforto e segurança para o paciente", pontuou.

Os aparelhos adquiridos pelo HC são dois equipamentos de raios-X digital e um analógico. Paralelamente, o HC teve que fazer a adequação e a modernização de três salas no setor de Radiologia da instituição. Os equipamentos de radiografia digital, da marca Konica Minolta e modelo Aero DR, são de emenda parlamentar disponibilizada pela ex-deputada federal Aline Corrêa. Já o aparelho analógico, da marca Philips e modelo Compacto Plus 600, foi com verba de emenda parlamentar indicada pelo ex-senador Eduardo Suplicy. Após a cerimônia, as autoridades e o público foi conhecer os novos equipamentos, local onde houve descerramento de placa e visita guiada. Leia mais