Portal Blogs
de Ciência:
180 posts/dia
e 5 mil acessos
por mês

03/11/2016 - 15:37

/
Vera Toledo, Labjor

Vera Toledo, Labjor

Ricardo Silva, LANTEC-FE

Ricardo Silva, LANTEC-FE

André Garcia, (EA)²

André Garcia, (EA)²

Orientadora do curso de blogs

Orientadora do curso de blogs

Hudson Giovani Zanin, professor da FEEC

Hudson Giovani Zanin, professor da FEEC

Carolina Stefano Mantovani, doutoranda do IB

Carolina Stefano Mantovani, doutoranda do IB

Paula Simarelli Nicolau, mestranda da FEF

Paula Simarelli Nicolau, mestranda da FEF

Aula sobre uso de imagens na divulgação científica

Aula sobre uso de imagens na divulgação científica

A preocupação em divulgar a produção científica de uma forma voltada para o grande público e a necessidade de desenvolver novas linguagens em busca de ampliar a disseminação do conhecimento foram alguns dos desafios que levaram à criação do Portal Blogs de Ciência da Unicamp, o primeiro do gênero vinculado diretamente a uma universidade na América Latina. No ar desde o início de 2016, o Portal Blogs de Ciência da Unicamp é uma iniciativa do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), em parceria com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e o Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação (LANTEC), da Faculdade de Educação (FE).

Atualmente existem cerca de 80 blogs criados, com uma média de 160 novos posts diários e com audiência chegando a mais de 5 mil acessos por mês. "É o primeiro portal da América Latina vinculado a uma instituição universitária, onde você junta vários pesquisadores num objetivo comum, que é criar blogs de divulgação cientifica", afirma André Garcia, doutorando em educação e funcionário do (EA)², ligado ao projeto.

Aula do curso de blogs de divulgação científica da Unicamp

O Portal Blogs de Ciência é um projeto de baixo custo, que usa como base a plataforma open source WordPress. Os canais são criados ao longo dos cursos de formação, ministrados a pós-graduandos, pesquisadores e docentes, sendo que alguns blogs possuem colaboração também de graduandos sob orientação de um professor. Outros sites pré-existentes de participantes dos cursos também podem ser encampados no projeto, mas a grande maioria dos blogs do Portal foi criada diretamente para o portal. A vinculação com redes sociais como o Facebook e Twitter como forma de ampliar o alcance do portal colabora na difusão do conteúdo produzido, pois cerca de 70% dos acessos são oriundos desses canais.

O curso de formação está em sua quinta edição e possui quatro encontros presenciais, que são complementadas por outras atividades virtuais desenvolvidas na plataforma Google Classroom. “Não se trata apenas de aprender a técnica de uso da plataforma, mas também uma mudança de cultura. Estamos acostumados a escrever papers e agora não escrevo apenas nesse formato; escrevemos para leigos e pessoas que não são nossos pares”, explica Ricardo Silva, mestrando do LANTEC e membro da equipe que cuida do portal e do curso. “Propomos atividades para incentivar esse tipo de reaprendizado, pensamos em que a plataforma tecnológica pode ajudar a escrita voltada para a divulgação e outras técnicas de comunicação que a Web 2.0 permitem”.

Aula do curso de blogs de divulgação científica da Unicamp

A ideia é que os participantes do curso possam aprimorar sua comunicação, tanto pelas atividades realizadas quanto ao colocar em prática os sites criados por eles. O interesse de professores da Unicamp na participação no curso e na criação de novos blogs de divulgação cientifica, como forma de se aproximar de um novo público, é destacado pela pesquisadora do Labjor, Vera Toledo: "Nós temos jovens docentes entrando na universidade que já conhecem o formato blog, mas vêm fazer o curso para buscar informação de como divulgar ciência. E além deles temos professores mais antigos que buscam novas linguagens". Os pesquisadores que entram no projeto recebem acompanhamento e suporte por parte da equipe do (EA)² e dos voluntários do projeto após a realização do curso.

A coordenadora do projeto Beatriz Jansen Ferreira, professora do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), avalia ser fundamental que a universidade demonstre para o grande público suas contribuições para o desenvolvimento cientifico e tecnológico do país, e o Portal de Blogs é uma forma de realizar essa comunicação. “Para nós é fundamental a aproximação da academia com a sociedade. Nesse contexto de crise econômica, é muito importante que mostremos para a sociedade que nos paga o que realizamos”.

Participantes
Mais de 110 pesquisadores de várias unidades da Unicamp já participaram dos cursos de formação, e o próximo será ministrado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Novas turmas estão previstas para serem abertas ao longo do ano de 2017. Os blogs criados que integram o portal são de várias áreas do conhecimento, como biologia, engenharia, esporte, física, linguística e divulgação cientificam em geral. Existe uma preocupação em atrair pesquisadores de outras áreas que ainda não foram contempladas.

Uma das participantes da quinta edição do curso é a estudante Paula Simarelli Nicolau, mestranda na Faculdade de Educação Física, que já possuía interesse anterior em divulgação cientifica em esporte como forma de transmitir o conhecimento diretamente ao público alvo e não apenas à comunidade acadêmica. "Eu sentia que tudo que estava sendo produzida na minha área não estava chegando aos mais interessados, os treinadores e professores, que estão trabalhando com o esporte em diferentes contextos", diz Paula, que está desenvolvendo o blog Educa Esporte. “O curso é uma oportunidade para que eu possa entender como funciona a divulgação cientifica, saber divulgar o conhecimento de uma forma efetiva para quem não está acostumado com a linguagem acadêmica. É um grande desafio”.

Aula do curso de blogs de divulgação científica da Unicamp

Outro participante que já tinha uma preocupação em levar o conhecimento para além da comunidade da universidade é o professor Hudson Giovani Zanin, recém-contratado pelo Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) e responsável pela disciplina Laboratório de Eletrônica Básica II. Hudson começou a se envolver com divulgação cientifica ao realizar o curso de especialização do Labjor e hoje se dedica a incentivar o interesse em seus alunos. "Na disciplina que estou ministrando na graduação estou orientando os alunos a montarem um blog em vez de pedir relatórios tradicionais para colocar os experimentos realizados. Assim, podemos motivar novos estudantes para seguirem na carreira de engenharia. A intenção é criar o interesse, mostrando o que é feito na sala de aula no curso de engenharia elétrica. A quantidade de pessoas que podem acessar essas informações vai muito além dos muros da universidade".

A preocupação em chegar ao público externo à universidade e despertar o interesse em ciência também é um ponto destacado pela pesquisadora Carolina Stefano Mantovani, aluna do doutorado em Ciências Biológicas e autora do blog Nas Asas do Dragão. Ela relata que começou a ter interesse em ciências ao acompanhar o extinto programa VerCiência, da TV Cultura. “Quando divulgamos nossos artigos usamos uma linguagem muito técnica, e não dá para ficarmos apenas em nossos pares. Com essas iniciativas de mostrar como a ciência está no dia a dia das pessoas, isso vai interessar a sociedade pelo trabalho dos cientistas e teremos mais apoio".


Blogs

O Portal de Blogs de Ciência da Unicamp pode ser acessado pelo endereço www.blogs.ea2.unicamp.br, onde estão todos os sites ativos e as últimas publicações em destaque. Dentre alguns dos blogs que estão ativos estão as páginas Ciência Em Si, dedicado à divulgação em diversos temas científicos das áreas biológicas, químicas, agrícolas e ambientais; o X Ao Quadrado, voltado a discutir ciência, engenharia e computação; Ciência em Revista, blog coletivo voltado a valorizar as revistas científicas brasileiras por meio da divulgação científica; o Ciência Pelos Olhos Delas sobre a produção cientifica desenvolvida por mulheres; e o Paleoblog, sobre paleontologia e conceitos ligados às Ciências Naturais.