Companhia com alunos e ex-alunos do IA
estreia adaptação de conto dos Irmãos Grimm

26/10/2016 - 11:31

A Cia Balacobaco de Teatro estreia neste domingo (30) a peça Trato é Trato, adaptação do conto Rumpelstiltskin, de Jacob e Wilhelm Grimm, publicado originalmente em 1812. Com a intenção de resgatar contos clássicos, a Cia Balacobaco, formada por alunos e ex-alunos do Instituto de Artes da Unicamp, pretente usar o ato de narra histórias como elemento educacional e cultural. A escolha de Rumpelstiltskin se deu por ter um enredo voltado para crianças de ambos os sexos.

A versão adaptada pela companhia traz uma preocupação em romper com uma tradição nos contos de fada de submissão das mulheres representadas pelas personagens rainha e plebeia, deixando-as mais atuantes e feministas, mas mantendo o máximo de fidelidade ao texto original dos irmãos Grimm. A adaptação também busca uma narrativa despretensiosa e engraçada, com roupas e cenários que remetem a época medieval.

Um dos grandes diferenciais desta adaptação é a presença de trilha sonora inédita composta especialmente para essa versão pelo músico Nando Penteado, graduado em música e atualmente estudante do curso de mestrado do Instituto de Artes da Unicamp, que também faz parte do elenco no papel de Rumpelstiltskin. O espetáculo Trato é Trato foi preparado para ser apresentado tanto em espaços alternativos quanto em teatros, ampliando a possibilidade de levar a peça a todos os interessados.

O elenco também conta com as atrizes Isadora Rinelle e Júlia dos Santos, e a adaptação do texto e direção é da atriz e ex-aluna da Unicamp Letícia Frutuoso. A Cia Balacobaco de Teatro foi criada recentemente e seus membros possuem experiência em outras companhias teatrais. rato é Trato é a sua segunda peça. Recentemente a companhia desenvolveu uma adaptação de "A Megera domada",de William Shakespeare.

Serviço
A estreia da peça Trato é Trato será neste domingo, 30, às 16 horas, no Centro Cultural Casarão do Barão, que fica na Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N, em Barão Geraldo, Campinas. O ingresso será pago no chapéu.

Ficha técnica de Trato é Trato
Direção: Letícia Frutuoso