Unicamp ganha nova academia ao ar
livre e uma base móvel da vigilância

25/10/2016 - 16:41

Equipamentos para a comunidade

O coordenador geral Alvaro Crósta

O reitor Tadeu Jorge

Espaço é inaugurado

Base móvel é inaugurada

Chuvisqueiro durante a inauguração da quinta academia ao ar livre da Unicamp nesta terça-feira (25) em área anexa ao Espaço Cultural Casa do Lago. Mas a promessa de sol nos próximos meses deve chamar público para a prática de exercícios físicos no campus: um apelo para uma vida mais saudável. A nova academia tem 20 equipamentos de ginástica e é gratuita.

Essa iniciativa é fruto das parcerias desenvolvidas dentro do Programa Campus Tranquilo - Universidade Viva que tem, entre seus objetivos, a ocupação de espaços da Universidade com atividades culturais e esportivas. As academias do campus da FOP, dos campi de Limeira e da Praça da Paz se juntam à nova academia da Casa do Lago.

No mesmo evento, foi inaugurada a 1ª Base Móvel da Vigilância do Campus, entregue para a comunidade. A ideia é circular nos lugares de maior fluxo de pessoas e servir de apoio a eventos. O veículo deverá ser uma base estendida do Serviço de Vigilância da Unicamp, realizando registro de ocorrências, busca de achados e perdidos. A unidade conta com um computador a bordo e ar-condicionado para receber confortavelmente alunos, professores e funcionários. Apesar de circular pelo campus, essa base móvel terá como sede de referência o estacionamento em frente ao Ciclo Básico II. Essa base móvel atuará como uma central da área acadêmica.

Estiveram na cerimônia o reitor José Tadeu Jorge, o coordenador geral da Universidade Alvaro Crósta, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários João Frederico Meyer, o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário Leandro Palermo e o chefe de Gabinete Paulo César Montagner.

Alvaro Crósta afirmou que a Unicamp está cobrindo uma área de alto fluxo de pessoas, dentro da proposta de ocupar os espaços do campus. "Estamos cumprindo o compromisso de oferecer à comunidade espaços de lazer e de convivência. No fim de semana, constatamos que muitas pessoas têm frequentado o local.”

Tadeu Jorge se disse muito satisfeito com essa experiência, "que contribui para que a atividade física propicie saúde e qualidade de vida a todos os interessados, diminuindo a obesidade e doenças dela decorrentes". O reitor aproveitou para parabenizar os envolvidos nessas iniciativas. Além do reitor e do coordenador geral, marcaram presença outras autoridades, que prestigiaram o evento.

Medicarium
Também nesta terça-feira, o doutorando João Benhur recebeu das mãos do reitor da Unicamp, na sala do Gabinete, um prêmio pela criação do logotipo da Cooperativa de Farmácia Nova Medicarium da Unicamp, que visa oferecer mediante parcerias medicamentos abaixo do preço de mercado. Ele recebeu importância em dinheiro e um certificado de mérito pelo trabalho. Segundo o doutorando, a ideia da cooperatividade é o componente principal do logotipo, de mostrar que essa cooperação entre pessoas beneficia a todos os envolvidos.

A Cooperativa de Farmácia Nova Medicarium recebe adesões de funcionários, servidores e alunos. Também podem contar com os serviços da cooperativa descendentes e ascendentes diretos do contribuinte. Uma parceria com o programa UniversIdade foi firmada e os cadastrados no programa também podem, apesar de aposentados, contar com os descontos em medicamentos e produtos oferecidos pelo projeto.