Professor do LabJor
lança obra sobre redação

24/10/2016 - 09:29

Capa de A Leitura Menocchiana

A importância de respeitar e compreender as diferentes leituras que cada estudante pode fazer dos textos indicados pelo professor é um dos principais temas do livro A Leitura Menocchiana – Micro Histórias da Relação Entre Leitura e Escrita, de autoria do pesquisador e professor da Unicamp Rodrigo Bastos Cunha, que será lançado nesta terça-feira, 25, às 18h, no Centro Cultural do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) da Universidade.

Cunha, que atualmente atua no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor) da Unicamp, baseou o livro em sua tese de doutorado, fruto de seu trabalho como professor de redação de um cursinho pré-vestibular.

O trabalho se baseou em exercícios de redação inspirados em coletâneas de textos propostos aos estudantes. O referencial teórico usado foi a análise indiciária, inspirada no trabalho do historiador italiano Carlo Gizburg.

O título do livro de Cunha remete ao livro O Queijo e os Vermes, em que Ginzburg explora como a interpretação pessoal dada pelo moleiro italiano do século 16 Domenico Scandella, conhecido como Menocchio, a suas leituras o levou a elaborar uma visão herética de mundo que acabou por trazer sua condenação pela Inquisição.

O objetivo do livro, disse Cunha, é levar a discussão das diversas possibilidades de interpretação de um texto – incluindo as diferentes ênfases que cada leitor individual pode impor ao texto, a partir da vivência pessoal – aos professores de língua portuguesa.

“Essa ideia pode parecer óbvia, mas o ensino da língua portuguesa ainda vive muito preso à ideia do certo e do errado”, disse o autor. “No livro, dou exemplos de práticas de sala de aula que já deveriam ser consideradas ultrapassadas, mas que ainda persistem”.

A ideia de que existem várias leituras corretas de um texto, lembra Cunha, não implica que não existem leituras erradas, mas adverte: “Você tem que ter tato para apontar o erro sem ser indelicado, sem acabar com a autoestima da pessoa. Apontar o erro e apontar também que o certo não é único, que o acerto é plural, que há várias leituras possíveis. Mas que, quando a leitura for totalmente distorcida, dá para mostrar que é distorcida. Só que com cautela, com tato, com cuidado e com respeito”.

A Leitura Menocchiana – Micro Histórias da Relação Entre Leitura e Escrita, de Rodrigo Bastos Cunha, é um lançamento de Pedro & João Editores, com 308 páginas. Preço: R$ 25,00. Lançamento: terça-feira, 25 de outubro, no Centro Cultural do IEL, a partir das 18h.