Portugal, Colômbia e

24/10/2016 - 10:32

Visita colombiana

Visita portuguesa

A Unicamp recebeu visita de representantes da Câmara do município do Fundão, Portugal, na última terça-feira (18). Vieram o presidente da Câmara (Prefeito) Paulo Alexandre Bernardo Fernandes e o engenheiro Josué Sabino Junior, assessor da Cãmara. Eles foram recebidos na sala da Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG). Discutiram o projeto de biotecnologia do Fundão para a formalização de acordo de cooperação com a Unicamp, a Universidade da Beira Interior e a Câmara do Fundão. Trata-se de um programa de mestrado nas áreas das Tecnologias da informação e comunicação (TIC´s).

No dia 19, aconteceu uma reunião de trabalho da Unicamp com a Embaixada da Colômbia no Brasil e Consulado Geral em São Paulo, tendo como representantes Alejandro Borda, embaixador da Colômbia, e Olivério Torres, cônsul geral em São Paulo. O encontro foi realizado na sala da PRPG. Da parte da Unicamp, participaram Luís Cortez, vice-reitor executivo de Relações Internacionais; e Max Costa, assessor da Vreri. O objetivo da comitiva foi conhecer a Unicamp, pelo fato de acolher muitos professores e estudantes da Colômbia. A ideia é estreitar os laços de cooperação entre os dois países. Depois de uma rápida reunião, a comitiva colombiana se reuniu com alunos e professores colombianos no auditório ID2 da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).

França
No início do mês (5 e 6), a Unicamp também recebeu duas diferentes visitas francesas voltadas à seleção de estudantes para o programa de duplo diploma: Paristech e Écoles Centrales. As entrevistas aconteceram na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec).

Vieram de Paristech os professores Artemio Plana Fattori, Ricardo Lobo, Nathalie Branger, Jean-François Naviner, Vincent Brenier e Claude Barbichon. Esse grupo foi recebido na sala PE-12 da Feec pelos professores João Batista Fogagnolo, do Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais; Alberto Luiz Serpa, diretor associado da FEM; e Max Costa, assessor da Vreri. Já o grupo da Écoles Centrales veio à Unicamp nos dias 12 e 13 deste mês, composto dos professores Marie-Françoise El Fassi, Jolcelyn Fiorina, Cécile Loubert, Patrick Obertelli, Ina Taralova, Armand Toguyeni. Eles foram recebidos na Feec e participaram de dois seminários, ministrados pelos professores Alberto Luiz Serpa, diretor associado da FEM e executor do programa de duplo diploma com o Grupo des Écoles Centrales; e Gustavo Paim Valença, assessor da Vreri.