Maior proximidade entre escolas e
os museus, incentiva especialista

21/10/2016 - 11:10

/
A professora Gabriela Celani

A professora Gabriela Celani

O professor André Santanchè

O professor André Santanchè

A professora portuguesa Cláudia Faria

A professora portuguesa Cláudia Faria

Público no auditório do IE

Público no auditório do IE

Bom-humor na palestra

Bom-humor na palestra

Para muitas pessoas, os museus são lugares estanques e desvinculados de sua vivência. Hoje, as crianças surgem como um importante público nesses espaços, principalmente pela atuação das escolas com seu papel pedagógico. No entanto, os professores que os acompanham nem sempre se sentem inseridos nesse contexto e acabam não participando das atividades planejadas. Pensando nisso, o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (MC) acaba de inaugurar oficialmente uma etapa em que demonstrará um maior interesse pelas escolas e pela comunicação com os professores. Esse assunto foi tratado nesta quinta-feira (20) no Colóquio Museu de Ciência e escolas: um diálogo possível”, dentro do contexto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, pela professora portuguesa Cláudia Barreiros Macedo de Faria, docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ULISBOA). O evento ocorreu no auditório "Professor Zeferino Vaz" do Instituto de Economia (IE). Veja a programação.

A professora Cláudia Faria enfatizou que os professores devem ter uma participação mais ativa nos museus e que não devem ser meros expectadores ao levar seus alunos para esses locais. “Que haja uma continuidade entre o trabalho da escola e do museu, criando-se uma ponte entre os dois contextos. Em Portugal, muitos professores continuam a tratar os museus de ciência como algo para onde eles levam os alunos, mas para onde eles não vão. É uma grande luta tentar convencer os professores a trabalharem de outra forma”, garantiu a palestrante, que atua no grupo Didática das Ciências e que se dispôs a atuar como consultora do Museu Exploratório em um projeto nessa linha. 

Segundo a diretora de projetos do MC, professora Gabriela Celani, “hoje as escolas têm uma grande preocupação de incluir atividades extracurriculares em seu planejamento. Só que essa atividade não é vinculada adequadamente ao currículo. Acaba virando uma espécie de um dia de lazer. Não que o lazer não seja bom, mas, se ele puder estar vinculado ao ensino, melhor ainda. Algumas empresas hoje têm procurado realizar um tipo de turismo escolar. Para a escola, essa atividade é prática, porém desvinculada do currículo”, ressaltou. Para André Santachè, diretor educativo do MC, o museu tem muito a contribuir para esse processo. A ideia é que o professor já venha para o museu com um certo alinhamento, mas o interesse é prepará-lo para que essa interação aconteça da melhor forma possível, fazendo dessa relação algo duradouro." 

As atividades alusivas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estão acontecendo no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp desde segunda-feira (17) e vão até domingo. O evento também inclui atividades no Parque Portugal, no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC), parceiro da Unicamp, onde acontece a exposição Energia que Move. Já no campus da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira, o caminhão da Oficina Desafio foi estacionado para uma programação de dois dias, comandada por monitores. A organização é do Museu, que é dirigido pelo professor Ernesto Kemp, pelo vice-diretor Pedro Cunha de Holanda, pelo diretor educativo André Santanchè e pela diretora de projetos Gabriela Celani, além de uma equipe de apoio. A Pró-reitoria de Pesquisa e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), ambos da Unicamp, também estão na organização da Semana.

Conheça alguns museus sediados em São Paulo, Capital:
Museu da Língua Portuguesa
Museu do Futebol
Masp
MAC
Pinacoteca
Lasar Segall