Correios
Brasileiras

21/10/2016 - 13:50

Almir e Freitas: parceria

Freitas e a equipe dos Correios

Pró-reitores e demais autoridades

Os Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) lançaram na última quinta-feira (20), no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, uma série comemorativa de selos postais com o tema Borboletas Brasileiras. Na ocasião, também foi lançado o carimbo de primeiro dia de circulação com a imagem da borboleta da espécie Episcada hymenaea

A série comemorativa, que destaca 22 espécies de borboletas, contou com a colaboração e curadoria do professor do IB, André Victor Lucci Freitas, um dos maiores estudiosos sobre o tema no país. Os selos foram criados a partir de imagens produzidas pelo fotógrafo amador Almir Cândido de Almeida, parceiro de André Freitas. Parte das imagens foram extraídas do livro Lepidoptera: borboletas e mariposas do Brasil, com imagens de Almir e textos de Freitas. A série pode ser adquirida na loja online da Empresa.

“Os Correios lançam anualmente uma consulta pública sobre a emissão de selos comemorativos para o ano seguinte. A partir dessa consulta, chegamos ao tema das Borboletas Brasileiras. Dentro de cada assunto escolhido os Correios procuram pessoas e instituições que detém o maior conhecimento sobre o tema no Brasil. E desta forma nós chegamos à Unicamp e, mais especificamente, ao professor André Freitas e ao fotógrafo Almir de Almeida”, revelou o analista da empresa, Antônio Carlos Marques de Matos, representante da Diretoria Regional São Paulo Interior.

O professor André Freitas explicou que os selos, agrupados em duas estampas distintas, destacam 22 espécies de borboletas, dentre as três mil presentes no território brasileiro. “Com os selos os Correios mostram o Brasil e sua rica diversidade para outros lugares do mundo. Portanto, ficamos muito felizes porque isso acaba divulgando a diversidade biológica do nosso país”, disse Freitas, autor de estudo recente que trouxe novidades sobre as estratégias de sobrevivência das borboletas.

A cerimônia de lançamento, realizada na biblioteca do IB, foi prestigiada pelos pró-reitores de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore; pelo pró-reitor de Graduação, Luís Alberto Magna; e pelo diretor-associado do IB, Marcelo Brocchi. Também participaram docentes, alunos e funcionários da Unicamp e dos Correios.