Conexão Cultural tem
pífanos e contos árabes

21/10/2016 - 15:41

O Conexão Cultural Unicamp, um projeto da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), promoveu na quarta-feira (19) dois espetáculos em diferentes campi da Universidade, atendendo à proposta de ocupar espaços abertos com eventos artístico-culturais, de integrar a comunidade universitária e de apropriação desses lugares. Foram eles os espetáculos Na pisada e Noites Árabes.

Na pisada, foi apresentado pelo grupo de Pífanos Flautins Matuá no Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca). Cerca de 100 alunos participaram. Inspirado no universo lúdico e poético popular brasileiro, o grupo tem exibido espetáculos e oficinas há mais de dez anos. Utiliza pífano, percussão, danças brasileiras, teatro e a interação com o público, como elementos centrais de suas criações artísticas. Os integrantes do Flautins Matuá são Fernando Tocha – pífano e voz, Iago Tojal – pífano e voz, João Arruda – charango, percussão e voz, Marcelo Faleiros – cavaquinho e percussão e voz, Yandara Pimentel – zabumba, percussão e voz, Marina Reiter – percussão e voz.

No final do dia, o Conexão Cultural trouxe ao Teatro de Arena do Ciclo Básico o espetáculo Noites árabes, que evoca o antigo hábito humano de narrar histórias, traçando um paralelo entre as histórias que Sahrazad conta durante Mil e uma Noites e relatos contemporâneos de guerra dos palestinos na Faixa de Gaza. Um público de 150 pessoas aproximadamente compareceu ao evento. O espetáculo teve direção de Eduardo Okamoto, dramaturgia de Isa Kopelman e foi encenado pelos atores Cadu Ramos, Lucas Marcondes, Tess Amorim, Vanessa Petroncari e Virgílio Guasco. Foi contemplado pelo programa SAE Aluno-Artista.