União em favor da
inovação na RMC

20/10/2016 - 12:21

Representantes de universidades, institutos de pesquisa, empresas e poder público estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (20) para participar da cerimônia de abertura da terceira edição do Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado (InovaCampinas), que prossegue até a sexta-feira no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O objetivo do evento é promover uma reflexão sobre formas de fortalecer, por meio da formulação de políticas públicas, a economia, o habitat de inovação e a competitividade na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Entre as lideranças presentes à solenidade estiveram o reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, e o prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Em sua fala, o reitor destacou a importância da integração dos atores envolvidos com o tema da inovação. Ele lembrou que, na primeira metade do século 19, o naturalista britânico Charles Darwin desenvolveu de forma solitária as pesquisas que lhe permitiram propor a Teoria da Evolução das Espécies. “Atualmente, não é mais possível fazer ciência de forma isolada. Muito menos transformar o conhecimento em inovações que possam trazer benefícios à sociedade”, destacou.

De acordo com Tadeu Jorge, a principal missão da Fundação Fórum Campinas (FFCI), realizadora do InovaCampinas em conjunto com a Unicamp, é justamente promover a união de competências com vistas à transformação do conhecimento em processos e produtos que possam gerar negócios, empregos e riquezas e que contribuam para elevar a qualidade de vida das pessoas. Na mesma linha, o prefeito de Campinas observou que o Brasil atravessa um período de muitas dificuldades, e que a superação do atual momento passa necessariamente pelo desenvolvimento científico e tecnológico.

Jonas Donizette renovou o propósito da Prefeitura de continuar estimulando o fortalecimento das ações de inovação em Campinas, “principalmente aquelas que possam reverter na geração de oportunidades e emprego para a população”. Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e vice-presidente de administração e finanças da FFCI, acrescentou que um dos focos do trabalho que vem sendo executado é criar um modelo de sistema de inovação que possa ser implantado também por outras regiões do país.

A programação do InovaCampinas é composta por palestras com especialistas brasileiros e estrangeiros e apresentações de empresas. O saguão de entrada do IAC foi transformado em espaço de exposição, no qual empresas e instituições ligadas ao tema da inovação exibem suas marcas e produtos. Um dos expositores é a Agência de Inovação Inova Unicamp, que conta com um estande no qual o órgão disponibiliza ao público informações sobre as iniciativas de estímulo à inovação e ao empreendedorismo executadas no âmbito da Universidade.

Segundo o professor Milton Mori, diretor-executivo da Inova Unicamp, a agência tem participado do esforço para o fortalecimento do sistema de inovação na RMC desde o início. “A integração que vemos hoje foi construída ao longo de muitos anos. Esse trabalho certamente trará ótimos resultados não somente para a região, mas para o Brasil”, considerou. A programação do InovaCampinas pode ser conferida neste endereço.