RTV: Memória
Científica
entrevista
Sílvia
Brandalise

20/10/2016 - 10:36

Filha de um português dono de bar e de uma costureira, Silvia Regina Brandalise, professora aposentada da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp é hoje, seguramente, uma das mais respeitadas brasileiras da área médica no mundo. Tudo começou nos anos de 1970. Sua carreira como pediatra ia de vento em popa, quando, então, duas crianças diagnosticadas com câncer mudam por completo seus planos e, por que não, seu destino. Sensibilizada com o sofrimento desses pequenos pacientes, e inconformada com a então constatação de que crianças com câncer são sinônimos de óbito, Silvia passa a focalizar uma área ainda mais restrita da medicina: a oncologia infantil. Veja o link

Formada com educação rígida, inicia com muita determinação sua luta contra o câncer infantil: nascia quase sem nenhum recurso, em 1978, o Centro Infantil Boldrini, hoje hospital modelo no mundo e que alcançou a marca de 70% de cura do câncer infantil, índice só comparado a países ricos da Europa e Estados Unidos.

Um detalhe importante: sua paixão pela medicina nasce ainda na adolescência, quando leu um artigo de jornal que contava a história de um médico alemão que deixou todo o conforto e carreira na Alsácia (leste da França) para cuidar dos desassistidos na República do Gabão, tendo improvisado seu consultório num galinheiro. Era Albert Schweitzer, médico, teólogo e exímio intérprete de Bach, laureado em 1952 com o Prêmio Nobel da Paz pelos serviços prestados para o povo da ex-colônia francesa.

A trajetória da médica Silvia Regina Brandalise como docente na Unicamp e como criadora e gestora do Centro Infantil Boldrini é o mote dessa edição do Memória Científica, programa produzido ela RTV-Unicamp. Com direção do sociólogo Marcelo Rocco, Memória Científica tem a curadoria do professor José Alves de Freitas Neto, docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.