Porta de entrada
para a ciência

19/10/2016 - 16:38

A Unicamp, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), abriu na tarde desta quarta-feira (19) o 24º Congresso de Iniciação Científica da Universidade. A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções. Nesta edição, o evento conta com a participação de 1.697 estudantes de graduação, que elaboraram 1.518 trabalhos em todas as áreas do conhecimento. “Trata-se de um congresso muito significativo, tanto em termos quantitativo quanto qualitativo”, afirmou o assessor da PRP, professor Fernando Coelho, que representou a pró-reitora de Pesquisa, professora Gláucia Pastore.

Além de Fernando Coelho, participaram da mesa de abertura do evento o pró-reitor de Graduação, professor Luis Alberto Magna; o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, professor Milton Mori; e a assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), professora Maria Aparecida Diniz, que representou o pró-reitor de Extensão, professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer.

Segundo Fernando Coelho, o Congresso de Iniciação Científica da Unicamp é a porta de entrada dos estudantes para o universo da pesquisa. O evento, disse, já ganhou expressão internacional. Desde o ano passado, os trabalhos contam com um código de identificação (DOI) que permite que sejam rastreados, via internet, a partir de qualquer lugar do mundo. “Através do COI, 29 mil pessoas visitaram os trabalhos apresentados no congresso do ano passado, sendo 66% delas do Brasil e 31% dos Estados Unidos”, informou o assessor da PRP.

O pró-reitor de Graduação cumprimentou os participantes do evento pela qualidade dos trabalhos apresentados. Também elogiou a postura deles de irem além do que a Universidade propõe através dos currículos regulares. “É esse algo a mais que contribui para a geração do conhecimento e para a formação de profissionais qualificados”, considerou.

A professora Maria Aparecida Diniz afirmou que o Congresso de Iniciação Científica constitui uma oportunidade para os estudantes de graduação entrarem em contato com os métodos científicos, mas também para trocarem experiências entre si. “Isso enriquece muito o aprendizado. Espero que este evento seja o primeiro de muitos na vida de vocês”.

Palestra

A palestra de abertura do Congresso de Iniciação Científica foi ministrada pelo diretor-executivo da Inova Unicamp. Milton Mori abordou o tema "Inovação e Empreendedorismo: a experiência da Unicamp". O docente falou sobre o conceito de inovação e destacou a importância da atividade para o país, tanto no que se refere à geração de novos negócios e riquezas, quanto na promoção de impactos significativos sociais.

Segundo ele, a Unicamp ocupa a terceira posição em termos de patentes acumuladas no Brasil. A Universidade soma 1.006 registros vigentes. Destas, 131 foram licenciadas. Em 2016, foram assinados sete contratos de licenciamento. “Além disso, a Universidade deu origem a 434 empresas, que nós chamamos de ‘Filhas da Unicamp’, porque foram criadas por ex-alunos e professores da instituição. Juntas, elas geram 20 mil empregos diretos e faturam perto de R$ 3 bilhões por ano”, elencou. A solenidade de abertura foi encerrada com uma apresentação do Coral Zíper na Boca.

O Congresso de Iniciação Científica da Unicamp prosseguirá até a sexta-feira, com atividades como palestras e sessões de apresentação de pôsteres, estas últimas no Ginásio Multidisciplinar. A programação completa do evento pode ser conferida neste endereço.