Unicamp sedia reunião do Centro

17/10/2016 - 11:02

Mesa diretiva dos trabalhos

Público no auditório da Educorp

A Unicamp sedia de hoje (17) até quarta-feira (19) a 49ª Reunião da Junta Diretiva do Centro Interuniversitário de Desenvolvimento (Cinda) no prédio da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp). O Cinda, uma rede que congrega reitores das Universidades da América Latina, da Espanha e da Itália, tem a Unicamp como uma das instituições-membro e o seu reitor, José Tadeu Jorge, como presidente desse organismo. Participam do encontro 40 delegados, entre reitores, representantes e área administrativa do Cinda.

A reunião ocorre anualmente em um país e, entre as deliberações, discute o que foi feito ao longo do ano nas instituições, promove planejamento, aprovação de atas e apresentação do plano estratégico e dos objetivos de cada uma. Trata-se de uma reunião administrativa.

Nesta edição, prestará homenagem ao reitor da Pontifícia Universidade Católica do Peru, professor Marcial Rubio. Ele receberá a medalha "Dr. José Tola", que vem sendo entregue desde 2004, como forma de reconhecimento pelos serviços relevantes prestados ao Cinda, na qualidade de membro do centro de autoridades universitárias ou como colaborador no desenho ou execução dos projetos do órgão.

À tarde, haverá uma solenidade de designação do novo presidente do Cinda, o professor Josep Plannel, reitor da Universitat Oberta de Catalunya, Espanha. Como parte ainda das atividades, nesta terça (18) e na quarta-feira (19) acontecerá o Seminário Internacional Impacto da Internacionalização e a Qualidade da Educação Superior, um evento aberto, para troca de experiências. Neste ano, a Unicamp comemorou seus 50 anos de fundação e o Cinda, 45.

O Cinda é reconhecido como organismo internacional não governamental pela Unesco. Foi pioneiro no estabelecimento de redes de colaboração entre as mais prestigiadas instituições de educação superior em seus respectivos países e um dos seus interesses está na internacionalização.