Livro sobre cinema organizado por
professor da Unicamp é lançado em Curitiba

17/10/2016 - 15:31

O livro “Cinema em redes: Tecnologia, estética e política na era digital”, organizado pelo docente Gilberto Alexandre Sobrinho, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, será lançado nesta terça-feira, (18), na abertura do XX Encontro da Socine - Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e do Audiovisual, realizado em Curitiba (PR). Resultado de um conjunto de palestras ministradas no último encontro, a publicação discute uma série de mudanças significativas no âmbito da imagem em movimento que são decorrentes das filmagens em vídeo e da distribuição via internet.

O conjunto de artigos aborda as questões autorais, coletivas e comunitárias, as identidades, identificações e os processos cognitivos e subjetivos do audiovisual diante da emergência das redes. Os autores convidados apresentam resultados de pesquisas sobre o cinema nesse momento de estagnação do formato analógico. O livro será lançado no Teatro Fernanda Montenegro, as 19 horas.

Gilberto Alexandre Sobrinho é autor de “O autor multiplicado: Um estudo sobre os filmes de Peter Greenaway” e ainda organizador dos livros “Televisão: Formas audiovisuais de ficção e documentário”, volumes II (com Gabriela Borges e Renato Pucci) e III (com Dilma Juliano e Miriam Rossini). Ele coordenou a organização do XIX Encontro Socine, realizado na Unicamp, em 2015.