Cepetro inaugura
parceria com
a Petrobras

11/10/2016 - 15:50

O Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) da Unicamp inaugurou na tarde desta terça-feira (11) o Laboratório de Alto Desempenho Ambiente 3D, Imersivo e Interativo de Visualização Científica (Galileu). A unidade conta com infraestrutura física e parque de equipamentos com capacidade para o desenvolvimento de pesquisas voltadas à solução de problemas complexos relacionados à produção de petróleo e gás. O Galileu foi construído em parceria com a Petrobras, que investiu cerca de R$ 4 milhões no projeto.

Participaram da mesa de autoridades o diretor do Cepetro, professor Denis José Schiozer; os coordenadores do Galileu, professores Leo Pini Magalhães e Celso Morooka, e o analista de sistemas sênior da Gerência de Tecnologia de Engenharia Oceânica do Centro de Pesquisas da Petrobras, Ismael Santos. Segundo Shiozer, a inauguração do Galileu é muito importante para a realização de novas investigações por parte do Cepetro, principalmente aquelas que empregam a computação de alto desempenho.

O diretor do Cepetro informou que algumas pesquisas já estão tendo início, enquanto outras estão em fase de elaboração. “Levamos alguns anos até concluirmos o laboratório, mas agora já temos condições de avançar com os estudos. Nosso objetivo é desenvolver pesquisas que contribuam para a formação de recursos humanos qualificados e também para o desenvolvimento do país”, disse.

Um dos coordenadores do Galileu, o professor Leo Pini afirmou que o laboratório foi pensado para dar apoio às atividades de visualização de processos de natureza complexa. “Além disso, contamos com equipamentos computacionais destinados a pesquisas que exijam cálculos em larga escala. Penso que essa infraestrutura abre uma porta para o desenvolvimento de estudos muito interessantes”, considerou.

O representante da Petrobras destacou a importância da Unicamp no cenário nacional e lembrou que a Universidade mantém uma parceria de cerca de 30 anos com a estatal. “Dada à qualidade das pesquisas realizadas pela Unicamp, a companhia já investiu na Universidade cerca de R$ 240 milhões ao longo desse período de cooperação. Neste momento de dificuldade por que passa a Petrobras, nós entendemos que o melhor a fazer é continuar investindo em pessoas. Esperamos que este laboratório resulte em pesquisas relevantes tanto para a companhia quanto para a academia”, declarou.